Assembleia Legislativa do Maranhão

terça-feira, 6 de junho de 2017
SÃO LUÍS – Com o objetivo de sensibilizar, refletir, conscientizar, intercambiar conhecimentos e mobilizar o público acadêmico sobre os problemas socioambientais locais, como também o papel da sustentabilidade, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da vice-reitoria, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, realizou nesta segunda-feira, 5, a abertura da Semana do Meio Ambiente.

A programação de três dias conta com palestras, conscientização no Restaurante Universitário (RU), sobre uso de copos descartáveis, e arborização da UFMA, que começa com a plantação de mudas no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

De acordo com a reitora Nair Portela, essa é uma questão mundial que deve ser tratada como educativa e na formação das pessoas no que diz respeito à sustentabilidade das instituições e do planeta. “A proposta é discutir internamente e posteriormente levar isso para a sociedade, porque já existe uma troca muito grande de trabalhos e pesquisas entre instituições, onde possam trabalhar de forma institucional as questões de sustentabilidade que também tem haver com os gastos públicos”, pontuou.

O vice-reitor e coordenador do programa “UFMA Sustentável”, Fernando Carvalho Silva, apresentou o projeto, explicando seu objetivo. “É um programa que tem responsabilidades e definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, possibilitando à UFMA, a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração, sublinhou.

Dentre os objetivos específicos do “UFMA Sustentável”, estão a inserção da responsabilidade socioambiental nas atividades da UFMA; a promoção da boa gestão de recursos e eficiência do gasto público, considerando atributos de sustentabilidades, reduzindo custos e combatendo desperdícios; a adoção de critérios de sustentabilidades ambientais nas compras públicas, induzindo o mercado a adotar padrões de produção pautados em protocolos ambientais; promoção de ações de sensibilização e capacitação dos servidores.

As principais ações do UFMA Sustentável são: Práticas e Logística Sustentável; Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Obras, Licitações, Compras e Contratações; Eficiência Energética; Qualidade de Vida.

Outra palestra com destaque, foi “Cidades Sustentáveis”, ministrada pela professora do curso de Mestrado em Energia e Meio Ambiente da UFMA, Darliane Ribeiro Cunha, que abordou vários aspectos da sustentabilidade na cidade, como por exemplo, a mobilidade, a gestão de resíduos e a qualidade do ar.

Segundo a pesquisadora, grande parte dos gestores das cidades precisam mudar a forma de descarte dos resíduos. “A maior parte das cidades faz uma gestão inadequada dos seus resíduos, colocando lixões em vez de aterro, isso precisa mudar”, alertou.

Para ela, é importante tratar de assuntos como esse na universidade, que é promover a conscientização ambiental em vários aspectos, por exemplo, na gestão de resíduos como consumo consciente e descarte adequado, ou na mobilidade, promovendo a carona solidária e várias outras iniciativas que uma instituição pode desenvolver.

O evento aconteceu no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), na presença da reitora Nair Portela; da secretária municipal do Meio Ambiente, Maria de Lourdes Maluda Cavalcanti Fialho; dos pró-reitores, diretores de centros, professores, técnicos e estudantes.

Fotos: Sansão Hortegal
Fonte: UFMA


0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista