sábado, 27 de maio de 2017
Sessão de cinema, visitas a bibliotecas, museus e teatros. Todas essas experiências foram vivenciadas por jovens do bairro da Cidade Operária, em São Luís e do município de Matões do Norte, a 158 km da capital, durante todo o dia desta sexta-feira (26) em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.

A segunda ação do ‘Tour Jovem Cidadão’ em 2017 possibilitou que 80 jovens conhecessem vários espaços e equipamentos culturais públicos de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade. A ação teve início às 8h45 no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os jovens assistiram a um documentário sobre São Luís, seguido de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas na Biblioteca Benedito Leite e na Casa de Cultura Josué Montello, onde tiveram acesso ao grande acervo bibliográfico dos espaços, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço.

A secretária da Juventude Tatiana Pereira acompanhou todo o tour e destacou o caráter social, educativo e cidadão da ação. “O Tour Jovem Cidadão contribui para o empoderamento cultural dos nossos jovens maranhenses, através do acesso a bens culturais, que são públicos, porém ainda são distantes para muitos desses jovens. Ao acompanhar cada reação deles ao entrarem em um dos espaços visitados, percebemos o quanto esse turismo social é importante para a sua formação cidadã, social e cultural”, ressaltou. 

A percepção feita pela secretária, é confirmada nas falas cheias de encantamentos e agradecimentos dos jovens participantes do passeio turístico pelos equipamentos culturais. Para Adriele Ribeiro, de Matões do Norte, o dia foi de descoberta e aprendizados. “Nós estamos tendo uma oportunidade que muitos jovens não têm, de conhecer tanta coisa legal nos museus, bibliotecas. Cada local que visitamos, descobri e aprendi e me encantei com tudo que vi”, relatou. 

Também encantada com tudo que conheceu durante o dia, Iasmim carvalho, de 16 anos, moradora da Cidade Operária, disse que o ‘Tour Jovem Cidadão’ fez com que ela se apaixonasse mais ainda pela história de São Luís. “Sempre gostei muito de História, e ao entrar nos museus e ver todos os fatos históricos representados em cada peça, foi muito bom”, ressaltou. 

Já para o estudante Michel Felipe, também de Matões do Norte, a sexta-feira foi um dia de redescoberta. Natural de São Luís, o jovem disse que o ‘Tour Jovem Cidadão’ proporcionou rever e redescobrir sua cidade natal e ainda apresentá-la para os amigos de escola. “Sou natural de São Luís, mas conhecia pouco da história e hoje estou redescobrindo e ainda, vendo meus colegas descobrirem as belezas daqui. Queria muito agradecer o Governo do Estado por nos proporcionar isso”, disse. 

A segunda edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia. 

Novas edições

Até o fim do ano, serão realizadas mais 23 edições do projeto, uma a cada sexta-feira. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais quatro escolas de São Luís participarão das próximas quatro edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Anajatuba, na próxima sexta-feira, dia 2 de junho.

0 comentários:

Postar um comentário