sábado, 27 de maio de 2017

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.
A segunda ação do ‘Tour Jovem Cidadão’ em 2017 possibilitou que 80 jovens conhecessem vários espaços e equipamentos culturais públicos de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade. A ação teve início às 8h45 no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os jovens assistiram a um documentário sobre São Luís, seguido de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas na Biblioteca Benedito Leite e na Casa de Cultura Josué Montello, onde tiveram acesso ao grande acervo bibliográfico dos espaços, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.
No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço.
A secretária da Juventude Tatiana Pereira acompanhou todo o tour e destacou o caráter social, educativo e cidadão da ação. “O Tour Jovem Cidadão contribui para o empoderamento cultural dos nossos jovens maranhenses, através do acesso a bens culturais, que são públicos, porém ainda são distantes para muitos desses jovens. Ao acompanhar cada reação deles ao entrarem em um dos espaços visitados, percebemos o quanto esse turismo social é importante para a sua formação cidadã, social e cultural”, ressaltou.

Também encantada com tudo que conheceu durante o dia, Iasmim carvalho, de 16 anos, moradora da Cidade Operária, disse que o ‘Tour Jovem Cidadão’ fez com que ela se apaixonasse mais ainda pela história de São Luís. “Sempre gostei muito de História, e ao entrar nos museus e ver todos os fatos históricos representados em cada peça, foi muito bom”, ressaltou.

A segunda edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
Novas edições
Até o fim do ano, serão realizadas mais 23 edições do projeto, uma a cada sexta-feira. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais quatro escolas de São Luís participarão das próximas quatro edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Anajatuba, na próxima sexta-feira, dia 2 de junho.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário