quinta-feira, 15 de junho de 2017
Grupos de Bumba Boi, de tambor de crioula, cantores locais e nacionais se apresentam nos arraiais do São João de Todos (Crédito: Gilson Teixeira)

O São João de Todos 2017 continua movimentando São Luís em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira (16), começa a festança nos arraiais ‘Donato Alves’ (Ipem) e ‘Mestre Marcelino’ na Praça Nauro Machado, a partir das 19h.

Com apresentação de grupos de Bumba Meu Boi, Show de Erasmo Dibel, Cia Encantar e grupos de Forró, o Arraial do Ipem promete atrair grande público como todos os anos. A programação desta sexta-feira conta também com a apresentação do Boi de Apolônio, Boi Novilho Branco, Boi de Sonhos e encerrando a noite a batida cadenciada dos pandeirões e matracas do Boi da Maioba, um dos mais populares do São João do Maranhão.

Na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, o Boi de Sonhos abrirá a programação às 19h, seguido do Boi do Una e Boi de São Simão. A partir das 22h quem sobe ao palco é a cantora Rosa Reis com seu repertório de ritmos juninos. A noite terminará com a apresentação dos bois de Leonardo e Ribamar.

Nos arraiais da Praça Maria Aragão e Vila Palmeira (Humberto de Maracanã) os festejos continuam com diversas atrações. A tenda de tambor de crioula e o barracão do forró estarão movimentando a noite na Maria Aragão. Na Vila Palmeira, os destaques são Boi de Axixá e Boi de Marcanã.

Bairros e festejos tradicionais

No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do Governo do Estado os bairros de Fátima, João Paulo, João de Deus, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Vila Embratel. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

O Governo apoia, ainda, as tradicionais festas, como os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, também foram contemplados com o apoio.

Durante 19 dias, o São João de Todos celebrará o melhor da cultura popular maranhense nos arraiais oficiais ‘Donato Alves’ (Ipem), ‘Humberto de Maracanã’ (Parque Folclórico da Vila Palmeira), ‘Mestre Marcelino’ (praça Nauro Machado) e Maria Aragão. Com atrações de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho. Para consultar todas as atrações da grande festa junina do Maranhão, basta acessar o site www.ma.gov.br/saojoaodetodos.

16 de Junho (Sexta-Feira)
ARRAIAL DO IPEM
19h   Boi de Apolônio
20h   Boi Novilho Branco
21h   Cia Encantar
22h   Show Erasmo Dibel
23h   Boi de Sonhos
00h   Boi da Maioba
Barracão do Forró
20h    Forro Do Xeleleu
22h    Forró Bom Demais

ARRAIAL DA NAURO MACHADO
19h   Boi de Sonhos
20h   Boi do Una
21h   Boi de São Simão
22h   Show de Rosa Reis
23h   Boi de Leonardo
00h   Boi de Ribamar

ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO
19h às 00h Festival de Dancas Folcloricas Regionais
Tenda Tambor De Crioula
20h   Tambor de Crioula Brilho De São Benedito De Ana Rosa
21h   Tambor de Crioula Brincantes De São Luis De Isabel
Barracão do Forró
20h   Forro Cabo Zé
22h   Forro do Xeleleu

ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19h   Boi de Palha
20h   Boi Oriente (São Luís)
21h   Boi da Lua
22h   Show Visões de Lampeão
23h   Boi de Axixa
00h   Boi de Maracanã

Fonte: Sectur

0 comentários:

Postar um comentário