quinta-feira, 15 de junho de 2017
Hemomar lançou campanha ‘Santo Doador – sua atitude faz milagres’, que sensibiliza doadores e reforça estoques de bolsas de sangue (Crédito:Julyane Galvão/SES)

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) lançaram a campanha ‘Santo Doador – sua atitude faz milagres’, que pretende sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período junino. 

De acordo com a coordenadora do setor de Capacitação de Doadores do Hemomar, Socorro Ferreira, próximo ao período de festas, há uma tendência de queda no número de doações. “Em todos os períodos festivos, observa-se em todos os hemocentros do país, uma queda no número de doadores, porque as pessoas se envolvem com as festas e deixam de vir doar. A campanha tem o objetivo de enfatizar essa necessidade, de focar, de chamar a atenção da população para vir doar no período de São João”, disse. 

A expectativa para este ano é que ocorra um aumento de 10% no número de bolsas coletadas. Na campanha de 2016, o Hemomar atendeu 3.242 doadores, com coleta de 2.607 bolsas. Para isso, entre os dias da Campanha, de 14 a 28 de junho, os profissionais da unidade realizarão também a coleta externa em parceria com empresas, instituições religiosas e órgãos públicos. Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó.

“A campanha é composta por ações que tem como principal objetivo aumentar o número de doadores. Há bastante tempo já estamos fazendo a convocação de doadores através de carta-convite e chamando para vir doar nesse período de campanha. Estamos fazendo parcerias, chamando também as instituições parceiras para encaminharem grupo de doadores, além do cronograma de coleta externa”, completou Socorro Ferreira. 

Doar sangue e salvar vidas

Para o jovem Francisco Sávio, de 21 anos, que participou das doações, nesta quarta-feira (14), no Hemomar, o ato de doar sangue é uma oportunidade de salvar vidas. “Surgiu a oportunidade de doar e resolvi que era a hora de assumir esse compromisso. Às pessoas que tem medo, não precisa ter, porque é simples e importante, porque sempre tem alguém precisando”, disse. 

Marcelo Henrique, de 37 anos, é doador assíduo e conhecido pela equipe de profissionais do Hemomar. Além de praticar o ato com regularidade, também influencia amigos e conhecidos a fazer doações. “Já fiz campanhas e estou promovendo em um grupo de amigos uma doação para este ano. Acho que quanto mais gente doar, melhor”, afirmou. 

Para quem doa a primeira vez, a expectativa é de praticar um ato de amor ao próximo. “Eu estou nervosa porque é a primeira vez que vou doar, mas também estou imensamente feliz porque sei que posso ajudar a salvar a vida de alguém. Estou muito ansiosa”, contou Luciane Maciel, de 30 anos. 

Onde e como doar 

Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 Kg. Entre uma doação e outra, é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, para os homens o período compreende 90 dias.

Programação

Sábado (17)9h às 17h - Coleta externa na Igreja Adventista (Raposa)
Quarta (21) e Quinta (22)8h às 18h - Coleta externa na Igreja Adventista (Coroatá)
Sábado (24)9h às 17h - Coleta externa na Igreja Adventista (São Bernardo)
Terça-feira (27) e Quinta-feira (28)15h - Ação de doação do Curso OEA /Hemocentro

Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário