sábado, 10 de junho de 2017
Em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017, 80 jovens estudantes do Centro de Ensino Coelho Neto, localizado no bairro Ivar Saldanha, em São Luís, e do município de Morros, a 97 km de São Luís, vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.

Visitas ao Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite e a museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.

Para a estudante Andreina Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do CE Coelho Neto, o tour está proporcionando que ela, literalmente, descubra São Luís. É que a jovem está morando em São Luís a pouco menos de um ano e, segundo relata, ainda não havia tido a oportunidade de visitar museus, teatros, entre outros equipamentos culturais da cidade onde passou a residir.

“Sou da cidade de Igarapé do Meio e estou morando em São Luís a pouco tempo. Por isso, só tinha visto esses locais por fotos e estou gostando muito de descobrir e conhecer tudo. Fiquei impressionada como tudo é bonito, cada peça guardada, cada espaço”, disse ela.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira ressalta a importância das visitas feitas pelos jovens para o seu enriquecimento cultural e formação do empoderamento em relação aos bens culturais públicos, no sentido de conhecer para preservar. “O Tour Jovem Cidadão proporciona uma relação de proximidade, de empoderamento e de educação entre os bens culturais públicos e os estudantes de São Luís e de outros municípios do estado. Estes estudantes vivenciam um dia de estudo prático sobre a cultura de São Luís e do Maranhão e isso os leva a sentirem-se responsáveis pelo cuidado dos bens, que são de todos nós”, destacou.

A gestora do CE Coelho Neto, Magda Barbosa, reafirma o caráter educativo e de formação cidadã do projeto Tour Jovem Cidadão. Para ela, levar os jovens a conhecer a cultura e a história do seu município e do seu estado, é contribuir para a preservação da identidade de todo um povo, através da educação.

“Esse projeto tem uma importância muito grande, porque proporciona aos estudantes conhecerem a sua cultura, uma vez que serão eles, os multiplicadores dessa cultura. É muito importante que os incentivemos a visitar os pontos turísticos e culturais, para que possamos formar cidadãos que valorizem e cuidem desses bens públicos, como uma identidade sua e de todos”, comentou.

Roteiro

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ Morros e CE Coelho Neto teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã, foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia. 
Novas edições

Até o fim do ano, serão realizadas mais 21 edições do projeto.. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais duas escolas de São Luís participarão das próximas duas edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Bacabeira, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho.

Fonte: Seejuv
Texto: Gildean Farias
Fotos:Vanessa Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário