CAMPANHA: IPTU 2018

sábado, 10 de junho de 2017
Em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017, 80 jovens estudantes do Centro de Ensino Coelho Neto, localizado no bairro Ivar Saldanha, em São Luís, e do município de Morros, a 97 km de São Luís, vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.

Visitas ao Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite e a museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.

Para a estudante Andreina Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do CE Coelho Neto, o tour está proporcionando que ela, literalmente, descubra São Luís. É que a jovem está morando em São Luís a pouco menos de um ano e, segundo relata, ainda não havia tido a oportunidade de visitar museus, teatros, entre outros equipamentos culturais da cidade onde passou a residir.

“Sou da cidade de Igarapé do Meio e estou morando em São Luís a pouco tempo. Por isso, só tinha visto esses locais por fotos e estou gostando muito de descobrir e conhecer tudo. Fiquei impressionada como tudo é bonito, cada peça guardada, cada espaço”, disse ela.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira ressalta a importância das visitas feitas pelos jovens para o seu enriquecimento cultural e formação do empoderamento em relação aos bens culturais públicos, no sentido de conhecer para preservar. “O Tour Jovem Cidadão proporciona uma relação de proximidade, de empoderamento e de educação entre os bens culturais públicos e os estudantes de São Luís e de outros municípios do estado. Estes estudantes vivenciam um dia de estudo prático sobre a cultura de São Luís e do Maranhão e isso os leva a sentirem-se responsáveis pelo cuidado dos bens, que são de todos nós”, destacou.

A gestora do CE Coelho Neto, Magda Barbosa, reafirma o caráter educativo e de formação cidadã do projeto Tour Jovem Cidadão. Para ela, levar os jovens a conhecer a cultura e a história do seu município e do seu estado, é contribuir para a preservação da identidade de todo um povo, através da educação.

“Esse projeto tem uma importância muito grande, porque proporciona aos estudantes conhecerem a sua cultura, uma vez que serão eles, os multiplicadores dessa cultura. É muito importante que os incentivemos a visitar os pontos turísticos e culturais, para que possamos formar cidadãos que valorizem e cuidem desses bens públicos, como uma identidade sua e de todos”, comentou.

Roteiro

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ Morros e CE Coelho Neto teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã, foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.

No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia. 
Novas edições

Até o fim do ano, serão realizadas mais 21 edições do projeto.. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais duas escolas de São Luís participarão das próximas duas edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Bacabeira, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho.

Fonte: Seejuv
Texto: Gildean Farias
Fotos:Vanessa Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Yes

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista