segunda-feira, 24 de julho de 2017
Equipes do Detran orientaram a população sobre cuidados para um trânsito seguro. (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou, neste sábado (22), uma blitz educativa no parque aquático Valparaíso, na região de Paço do Lumiar. A ação faz parte do Projeto ‘Férias em Trânsito’ que tem como objetivo conscientizar condutores de veículos e passageiros sobre os cuidados no trânsito, com foco no risco causado pela perigosa combinação entre álcool e direção.

A equipe de educadores levou a mensagem da campanha ‘Direção Certa, mais que um papo de bar!’, que alerta para o perigo de beber álcool e dirigir, e incentiva a prática de eleger um ‘anjo’, pessoa que não bebeu para conduzir o veículo de volta para casa no final da diversão, diminuindo os números de acidentes e de vítimas no trânsito.

As atividades também incluíram o teste do etilômetro como opção educativa para tirar as dúvidas dos condutores e avaliar o nível de álcool consumido por algumas pessoas. A equipe do Detran, apoiada pela Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind.) realizou 196 testes e, em seguida, entregou material informativo sobre a Lei Seca.

“A nossa missão é alertar as pessoas, que estão aproveitando as férias com a família, para que não esqueçam que a diversão deve continuar até eles chegarem as suas residências”, explicou Gilmarcio Chaves, chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito.

A gerente geral do parque aquático, Rosélia Pereira, falou da importância de ações educativas que diminuam os riscos de acidentes no trânsito e destacou que a empresa fez uma parceria com taxistas, chamada ‘Táxi Amigo’, para buscar os clientes conscientes. “Parabéns a toda a equipe do Detran por divulgar a segurança no trânsito”, afirmou.

José Maria Silva, empresário, que aproveitava o sábado para se divertir com a família, disse que achou a blitz educativa do Detran muito positiva. “Eu e minha esposa somos conscientes que, quando saímos, um de nós não pode consumir álcool. Estamos com nossos filhos, em férias, seria um risco esquecer que o trânsito precisa de uma prática correta e não irresponsável”, enfatizou.

Durante a ação, a equipe da Educação para o Trânsito distribuiu material educativo para a população, com alertas sobre a obrigatoriedade dos itens de segurança nos veículos e sobre a Lei Seca. As ações do Projeto ‘Férias em Trânsito’ seguem até o fim de julho, com atividades em São Luís e nos demais municípios maranhenses.

Fonte: Detran-MA

0 comentários:

Postar um comentário