quarta-feira, 12 de julho de 2017
Em cinco dias de participação dos artesãos maranhenses na 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), o Maranhão mostrou mais a força dos produtos criados pelas mãos de artistas maranhenses. Superando as expectativas, desde o dia da abertura do evento (6) até segunda-feira (10), o estande do Maranhão vendeu cerca de R$ 15 mil, contabilizando a comercialização de 950 itens de artistas maranhenses. 

A feira está sendo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e encerra no domingo (16). A presença de seis artesãos maranhenses na Fenearte é promovida pelo Governo do Maranhão que, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Programa Mais Artesanato e apoio do Programa Brasileiro do Artesanato (PAB), seleciona os participantes por meio de edital de chamamento público. 

Neste ano, entre as matérias-primas, o amplo leque de peças em fibra de buriti e azulejaria estão à frente no total de vendas do Maranhão. Suporte para panelas, bolsas, chapéus, jogos americanos, acessórios para cabelo são algumas das opções da fibra, enquanto que de azulejaria os clientes podem levar mesa de centro, placas com nomes de pessoas, bandejas, suporte para copos entre outros. 

“Gosto muito do que o Maranhão produz. Sempre que tenho oportunidade, adquiro um produto de fibra de buriti, porque além de bonito é resistente”, destaca a dona de casa Darcy dos Santos. Para a coordenadora do Programa Mais Artesanato, Viviane de Jesus, os pré-requisitos previstos nos editais muito tem contribuído para a qualificação dos artesãos. “Nesta Fenearte, os profissionais levaram cartão de visita, sacola personalizada, entregando ao cliente um atendimento acolhedor. Isso faz a diferença e ficamos satisfeitos, porque evidencia que o Programa Mais Artesanato está cumprindo seu papel de valorizar o artesanato maranhense, promovendo capacitação e incremento da renda”, ressalta a coordenadora Viviane de Jesus. 

Visitando o estande do Maranhão, o agente de viagem Cris Alexandre destacou que conhecer o artesanato faz grande diferença também para as ações do turismo. Nesta semana, já com a referência da produção artesanal estará no Maranhão, na próxima semana, com um grupo de 7 pernambucanos que vão conhecer as belezas naturais e culturais, incluindo o Ceprama, instituição em que os expositores da Fenearte também comercializam suas criações. “Nossa expectativa para essa visita é a melhor. O artesanato que conhecemos aqui no estande já dá a ideia da riqueza cultural que nos espera”, afirma Cris Alexandre.

0 comentários:

Postar um comentário