terça-feira, 11 de julho de 2017
Foi dada a largada para a primeira temporada do “Mais Cultura e Turismo Teatro”, uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, com o apoio das prefeituras municipais. A primeira cidade a receber o projeto foi Estreito, que lotou a praça do Bíblia para assistir ao espetáculo Sganarelle e o Amor de Suzete, da Cia Cambalhotas, e Pão com Ovo, da Cia Santa Ignorância.

O elenco e a produção dos espetáculos seguem na estrada até o dia 25 de julho, levando entretenimento gratuito e de qualidade para mais nove municípios maranhenses. A próxima parada será hoje (11) em Tuntum , depois seguem para Lago da Pedra (dia 13), Santa Luzia do Tide (dia 15),Zé Doca (dia 17), Santa Heleno (dia 19), Araioses (dia 21), Coelho Neto (dia 23), Coroatá (dia 24), Vargem Grande (dia 25).

Em Estreito, a programação começou com o espetáculo Sganarelle e o Amor de Suzete, da Cia Cambalhotas, que levou crianças e adultos a risos e ao vislumbre com o fascínio do teatro. Após este primeiro espetáculo foi a vez da comédia de maior sucesso do Maranhão no momento assumir o papel de divertir o público, mostrando assim, que esta antiga arte sempre encontra novos horizontes para brilhar e, desta vez, a praça da Bíblia foi o palco da diversão. 

“Viver tudo isso para mim é muito gratificante, estou empolgado, pois, ver as pessoas lotando a praça, perceber as famílias aqui reunidas com o desejo de assistir um espetáculo teatral e sair com um sorriso no rosto, bem, é neste exato momento que entendo a minha função enquanto artista em comunicação com esta sociedade”, explica Edson Lima, ator da Cia Cambalhotas, que interpreta o papel de Sganarelle. 

Na noite desta segunda-feira (10), a pequena Lara, de 9 anos, teve a sua primeira experiência com o teatro. Ela, com sua simplicidade de criança, resume em poucas palavras o que a deixou magnificada nesta noite de brilho e encantamento pelo teatro. “A minha mãe me trouxe aqui e eu gostei da apresentação. Achei boa. Quero ver mais vezes”, afirma.

César Boaes, ator e diretor da peça Pão com Ovo, da Cia Santa Ignorância, sente a de saber que muitas pessoas que ali estavam sentiram o mesmo prazer da pequena Lara que via, pela primeira vez uma apresentação teatral em sua cidade. “É uma responsabilidade imensa. Uma vez que a pessoa gostou da apresentação e guardou uma memória marcada pelo riso, pela comunicação e identificação, ótimo. Em casos como o desgosto pela peça apresentada, por considerá-la uma peça chata ou desinteressante, pode resultar em um julgamento de que todo o teatro é ruim, sem que pelo menos a pessoa possa se dar conta de que existem outros estilos teatrais. Graças a Deus todas as vezes em que subimos no palco somos recebidos com aplausos. Isso mostra que o nosso papel enquanto peça teatral cumpre o seu papel, o de fazer rir, criar nas pessoas o desejo por conhecer outros trabalhos desta arte também”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário