quinta-feira, 6 de julho de 2017
A Prefeitura de São Luís dá prosseguimento ao programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), nesta quinta-feira (6), com a realização de oficina de reutilização de garrafa PET como parte do programa "Todos por São Luís". A oficina, com início às 15 horas no Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, faz parte das atividades da 45ª edição do programa que acontece na Alemanha com culminância no sábado (8).

Por meio de oficinas de reutilização de material reciclável, a Semmam tem ampliado o alcance de público nas comunidades. Na abertura técnicos ambientais do órgão ministrarão palestra, enfocando noções sobre meio ambiente e a questão dos resíduos, com destaque para o programa Guardas do Verde, que consiste na formação de agentes multiplicadores.

A secretária municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho, enfatizou a importância da oficina para conscientização sobre a preservação do meio e reutilização de produtos. "A secretaria sempre presta sua contribuição ao programa 'Todos por São Luís' e dessa vez não será diferente. Vamos levar à ação uma atividade que já integra nosso cronograma de cursos e oficinas e é desenvolvida na rede municipal de ensino para promover a conscientização ecológica dos alunos. Agora, este aprendizado teórico e prático será repassado à comunidade geral por meio desta significativa ação da Prefeitura, ensinando as pessoas a reutilizar materiais que poderiam ser erroneamente descartados no meio ambiente", destacou Maluda Fialho.

Segundo o técnico da secretaria, Adaías Ataíde, da Coordenação de Educação Ambiental da SEMMAM, os crimes ambientais recorrentes são causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos. "A ideia não é partir para o corpo a corpo, mas instigar no cidadão o poder que ele tem de fiscalizar sobre o meio ambiente compartilhado por todos", ressalta o técnico ambiental.

Pelo calendário do programa, ao menos uma vez por semana técnicos são deslocados para atendimento das comunidades com palestras e oficinas. Desde o início da implantação, no período de dois anos, o programa certificou mais de 300 jovens e adultos como Guardas do Verde. O resultado concreto do programa Guardas do Verde pode ser mensurado no flagrante e penalização de empresa que perpetrava crime ambiental, a partir de denúncia de uma criança moradora do bairro Jaracati.

SOBRE O PROGRAMA

Uma série de oficinas inclui capacitação para preparo de comidas típicas, produções artesanais, customização, produção de objetos variados, totalizando mais de 30 oportunidades também estão no calendário de formações oferecidadas pelo programa. Nesta quinta-feira (6), vão ser realizadas as oficinas de customização, porta calcinhas, no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco; e Chefes Mirins, no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória.

Durante a culminância do programa que será no sábado (8), oferecendo serviços de saúde, ações culturais e de assistência social, das 8h às 14 horas. No conjunto dos atendimentos em saúde que serão disponibilizados estão consultas especializadas (Clínico Geral, Ginecologia e Odontologia, Pediatria), aplicação de flúor, teste de glicemia, preventivo, vacinação para adulto e HPV, além de remédios da farmácia básica e encaminhamentos para consultas especializadas. A Tenda Cultural vai proporcionar diversão e atividade física com Aulão de Zumba; e ações sociais com serviços dos CRAS, CREAS, Cadastro Único e Programa Bolsa Família, entre outros.

O Programa Todos por São Luís tornou-se uma política permanente da Prefeitura em janeiro de 2016 quando o prefeito Edivaldo sanciounou projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Desde 2014, a gestão municipal vem realizando o programa em bairros da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Governo (Semgov), um diferencial do programa é a participação das comunidades na escolha dos cursos e oficinas oferecidos.

A programação inclui mais de 100 ações entre cursos, oficinas, palestras e atividade de entretenimento, realizadas durante toda a semana que antecede o evento, cuja culminância é sempre no sábado. A ação deste sábado vai contemplar além dos moradores da Alemanha os do Caratatiua e Vila Formosa.

0 comentários:

Postar um comentário