Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 20 de julho de 2017
Inscrições de trabalhos acadêmicos podem ser feitas até o dia 12 de agosto

O ano de 2017 marca o centenário do nascimento do escritor maranhense Josué Montello e uma extensa programação comemorativa está sendo preparada para o segundo semestre pela Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), equipamento cultural do estado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Para abrir as comemorações será realizada a Semana Montelliana, prevista para o período de 21 a 25 de agosto. Na programação estão planejadas diversas atividades como palestras, lançamento de selo comemorativo, lançamento de concurso de redação, exposição, exibição de documentários, lançamento de livros, atrações culturais e visitas guiadas ao acervo da Casa Josué Montello, na Rua das Hortas, Centro. Com o tema ‘Por quem tocam os Tambores de São Luís’ a palestra de abertura será do acadêmico Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras.

Para a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, a comemoração do centenário pretende trazer a público um amplo e sólido conjunto de ações sobre o autor maranhense e sua obra. “Além da Semana Montelliana teremos como parte da programação as publicações de uma coletânea de artigos sobre escritores maranhenses e um livro infantil, ambos de autoria de Josué Montello”, informou.

Outras ações comemorativas serão realizadas até o final do ano em parceria com outras instituições como o concurso de redação dirigido aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ciclo de palestras na Academia Maranhense de Letras, Salão Literário de Imperatriz, Semana do Teatro, Colóquio em Timon, entre outros. Em breve será disponibilizado hotsite para divulgação exclusiva da programação do centenário de Josué Montello.

Inscrições de artigos acadêmicos

Além da vasta programação, a Semana Montelliana terá um espaço para o diálogo sobre a vida e obra montelliana, aberto a pesquisadores, estudantes e admiradores do escritor. Os trabalhos podem contemplar reflexões teóricas e relatos de pesquisa.

Os interessados poderão inscrever artigos sobre o escritor e sua obra até o dia 12 de agosto. Cada participante pode inscrever um único artigo, que pode ser assinado por até dois autores.

A Ficha de Inscrição e as orientações sobre o envio dos trabalhos podem ser acessados no site da Sectur (www.sectur.ma.gov.br ). A Ficha deve ser encaminhada junto com o trabalho completo para o e-mail ccjosuemontello@gmail.com .

FICHA DE INSCRICAO – APRESENTADOR DE TRABALHO

Fonte: SECTUR - MA


0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista