quinta-feira, 20 de julho de 2017

Em 2017, a perspectiva de crescimento do turismo no Maranhão já se faz perceber nas ruas de São Luís, Barreirinhas e Carolina, as cidades indutoras do setor no Estado, que passou a ganhar destaque e visibilidade em revistas especializadas em turismo, revistas de bordo de aeronaves, programas de TV no Brasil, no exterior e até na China, o que impulsionou o interesse do grande público em conhecer as belezas naturais, históricas e culturais do Estado, isso refletido e confirmado nos maiores e melhores indicadores econômicos do setor.

Mesmo em tempos de crise, os dirigentes municipais e estadual estimam um crescimento considerável, e desde maio, os números da rede hoteleira tem registrando taxas de ocupação acima da média em comparação com o mesmo período do último triênio, e um dos termômetros desse quadro favorável da atividade turística no Maranhão é um dado grau de satisfação do trade turístico, especialmente do setor hoteleiro, que tem colhido bons frutos nesse período, deixando de lado o pessimismo (Não tem reclamado), que permeava o setor, informou-nos uma dessas autoridades em conversa informal, ao Jornal Cazumbá.

Leonardo Dickel, Diego Galdino e Hugo Paiva
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH/MA, os números de julho ainda não foram fechados, mas, os números de junho, atingiu teve ocupação de 53%, que segundo o Presidente da entidade, João Barros, não foram tão expressivos como esperado, mesmo assim, mantêm os empresários com um elevado grau de otimismo e com boas perspectivas de crescimento do turismo no Maranhão para o restante do ano.

Para o secretário adjunto de cultura e turismo do Estado, Hugo Paiva “"O mês de junho foi o melhor mês em taxa de ocupação hotelaria, que é um dado interessante, mas não é o único, mas ele é o melhor mês de junho desde de 2012”.

Hugo Paiva ressaltou que esses números positivos na hoteleira ainda podem ser muito melhor, visto o momento de resignificação dos meios de hospedagem tradicional que estão se adaptando a concorrência das plataforma de hospedagem como os serviços da Airbnb, que segundo o secretário adjunto, “já conta com 300 pontos de locação em São Luís, a OLX que ingressou no ramo da hospedagem  e as casas de aluguel também dispõem de uma alternativa para hospedagem de turistas no Estado, nós não temos dados do quantitativo de hospedagens nestes tipos de serviços, mas com certeza o número de turistas deve ser bem maior”.

Na contra informação dos números fornecidos pela ABIH/MA, o que se ver, são grupos de turistas e visitantes cada vez maiores pelo Centro Histórico de São Luís, desfrutando e se encantando com as apresentações culturais, desenvolvidos pela Prefeitura e pelo governo do Estado, que desenvolvem atividades relacionadas à vivência do conjunto de elementos do patrimônio histórico e cultural local, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura maranhense. Entre estas atividades, destacam-se; Férias Culturais, Roteiro do Reggae e feirinha da (Setur/Semapa), e o programa “Mais Cultura e Turismo”, da Secretaria de Estado da Cultura e turismo do Maranhão - SECTUR, que tem grande participação de turistas.

Hugo, frisou ainda que a SECTUR, buscou implementar uma estratégia de promoção turística que congregasse tanto o público intermediário como o final por meio de ações realizadas em parceria com o trade  e valorizando as entidades que compõem o Conselho Estadual de turismo. ainda, a participação do destino em grandes feiras do setor,  trás foco ao destino, deixando em evidência e gerando um bom retorno no turismo receptivo.

Nessa mesma linha, Hugo Paiva, ressaltou as diversas ações de promoção do destino Maranhão no cenário nacional e internacional:  “Focamos ainda em ações voltadas ao publico final, principalmente publicidade do destino”.

O Jornal Cazumbá elenca algumas dessas ações: Divulgação na revista de bordo da Gol, divulgação dos Lençóis Maranhenses na LATAM, speach de voz, com o som das matracas juninas tocando em todos os voos nacionais da também na companhia Gol, Outdoors promocionais nas principais cidades e capitais vizinhas, press trip e fampress com blogueiros e divulgação do destino nos principais aeroportos do Brasil entre outras coisas a divulgação na capa do "Estado de São Paulo.

O secretário adjunto exaltou ainda a parceria Estado/Município, o bom dialogo entre o Secretário Diego Galdino (Estado) e a professora Socorro Araujo (Município de São Luís).  “Temos que falar também da parceria com o município, e das ações locais tais como, o lançamento da marca nova, do portal e redes sociais, assim, creditamos a soma dessas ações os bons resultados que obtivemos, com ótimas expectativas  a curto e médio prazo”.

Outra maneira de dimensionar esses números é a grande procura pela cadeia  hotelaria das cidades de Barreirinhas e Carolina, que mesmo não tendo nenhuma forma de mensurar esses números, mas, que em conversa com empresários do setor, a ocupação dos hotéis e pousadas tem sido cada vez mais crescentes e acima da média para o período. Tente conseguir uma hospedagem nessas cidades, sem uma reserva antecipada para ver o que acontece?

Para a SECTUR, o sucesso não restringe somente a capital, destinos como Barreirinhas e Carolina também apresentaram números favoráveis,  “nos tivemos números bastantes expressivos tanto em Barreirinhas como em Carolina, apresentando uma taxa de ocupação passando de 80% no mês de julho em Barreirinhas, que ainda não estão consolidados e em Carolina passa de 90%, que deve se confirma para julho. Esses números, devem ser comemorados,  são futuros de um trabalho intenso de promoção turística”, concluiu.

Então, mesmo que o mar não esteja para peixe, ou melhor, para banho, por conta da não balneabilidade de alguns trechos de praias da capital, alguns segmentos pesquisados, estimam crescimento no faturamento neste ano, mostrando o acerto na promoção e divulgação do destino Maranhão, feitos pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís, já começam a dar resultados e, as perspectivas de aumento de faturamento ocorrem também no turismo receptivo, guia de turismo, transporte rodoviário, agências de viagem, entre outras setores do segmento produtivo do turismo. 

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