Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Em alusão ao ‘Dia da Criança’ as casas de cultura dos municípios de Alcântara e São Luís, espaços ligados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), receberão a partir desta terça-feira (10), atividades e programações especiais.

Museus de Alcântara

Os museus de Alcântara recebem a temática “Entre contos e brincadeiras” até o dia 25 de outubro. No museu Casa do Divino, por exemplo, haverá contação de histórias para ampliar o imaginário da criançada. Ainda na Casa do Divino, a garotada poderá fazer visitas ao museu, já que o espaço será apresentado de forma lúdica tornando assim a visita mais atraente para elas. O espaço ainda oferecerá oficinas de desenho e um momento de interação envolvendo música e dança.

No Museu Casa Histórica de Alcântara, além de contação de histórias e visitações pelo espaço, serão realizados jogos culturais sobre patrimônio cultural de Alcântara. E no Museu Histórico de Alcântara, será feito o ‘Circuito da Diversão’, com jogos da memória para estimular a concentração, jogos de adivinhação, jogos do balão, amarelinha e o jogo do pote que tem como finalidade estimular a percepção e avaliar a atenção da criança na visita pelo museu.

Casa do Maranhão

Em São Luís, a Casa do Maranhão  desenvolverá nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), o projeto “Uma viagem lúdica pelo folclore maranhense”, ações educativas a partir de elementos da tradição local presentes em seu acervo. Serão realizadas oficinas de  pintura em rosto, produção de bichinhos com balões, brincadeiras populares antigas, teatro de bonecos, além uma mediação cultural diferenciada com atividades educativas e muito mais.

Casa de Nhozinho

A semana da criança no Museu Casa de Nhozinho recebe de terça-feira (10) a sexta-feira (13), o projeto “Brinquedos e brincadeiras populares: A arte de brincar no Maranhão”. Na programação além de visitações à exposição permanente “Brinquedos populares no Maranhão”, serão realizadas atividades educativas com brinquedos e  brincadeiras antigas, contações de histórias, rodas de cantigas e cinema.

A Casa de Nhozinho fará parceria com a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), com a intenção de realizar ações que estimulem a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças.

Centro de Cultura Popular

Já a Casa da FÉsta, localizada nas dependências do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, receberá o projeto “ A Cultura Popular e o lúdico – uma FÉsta de criança”. A ação que acontece durante todo o dia desta quarta-feira (11), tem como objetivo propiciar e provocar nas crianças um “olhar lúdico” sobre a cultura popular e suas manifestações como forma de fortalecer a identidade cultural de cada uma, além de fomentar a educação patrimonial no âmbito social e político. Serão realizadas brincadeiras populares, colorir desenhos alusivos ao acervo do circuito exposivo da Casa da FÉsta; exibição de vídeos sobre lendas maranhenses; contação de histórias; “VodunCine” – exibição de animações relacionadas às religiões de matriz africana; contos africanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista