segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Maranhenses e turistas que pretendem passar as festas de final de ano em São Luís já estão com a programação garantida. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) lançou, nesta segunda-feira (9), a programação das festas de Natal e Réveillon na capital maranhense e também o edital de credenciamento para o Carnaval 2018.

“As pessoas já estão se agendando para as festas de final de ano, por isso estamos iniciando a divulgação da nossa programação. Queremos atrair o maior número de turistas possível, movimentar a economia criativa, gerando emprego e renda no estado”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Para celebrar o “Natal de Todos”, teremos um mês de dezembro inteiro de festividades. A programação começará já no dia 1º de dezembro em frente ao Palácio dos Leões, com a tão esperada chegada do Papai Noel e outras atrações.

Aos finais de semana do mês a programação segue também na Pracinha da Lagoa, Reserva do Itapiracó, Espigão Costeiro e Praça Maria Firmina. A programação natalina será encerrada no dia 22 de dezembro com a tradicional Cantata na escadaria da Igreja da Sé. Na ocasião, o encontro de corais pretende emocionar interpretando os clássicos do período.

Logo em seguida tem início a programação do “Réveillon de Todos”. Este ano a programação tem início já no dia 29 de dezembro com muito samba na Praça Nauro Machado. A noite iniciará com Patativa e convidados e segue com o show das Brasileirinhas, tem seu ponto alto com a apresentação na cantora Leci Brandão e encerra com a banda Batuka Nego.

No dia 30 de dezembro, o endereço da festa será a Avenida Litorânea, com uma noite toda especial dedicada ao reggae. A noite terá a Orquestra Maranhense de Reggae, as bandas Capital Roots, Raiz Tribal, Barba Branca, show de Célia Sampaio e Santa Cruz, apresentação de Andrezinho Vibration, Henrique Chaves, Saint Louis e a atração internacional Etana.

Para a virada do dia 31 está sendo organizada uma grande festa também na Avenida Litorânea. A programação começa às 19h com os Dj’s Arsênio Filho e Waltinho. Segue com a Banda Panda. Em seguida quem sobe ao palco é o Grupo Argumento, que antecede o grande show da noite, com o cantor Péricles e encerra com a Banda Mix Brasil.

Edital de Credenciamento do Carnaval de Todos 2018

Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Cultura e Turismo também fez a publicação do Edital de Credenciamento do Carnaval de Todos 2018. Pelo edital, as inscrições poderão ser feitas no período de 16 de outubro a 16 de novembro e podem ser realizadas de forma presencial na Biblioteca Pública Benedito Leite, filho ou enviadas por Sedex para a Sectur.

A divulgação do resultado das propostas inscritas será no dia 28 de novembro e a divulgação da programação do Carnaval de Todos 2018 em 19 de dezembro. Não será permitida inscrição de integrantes da Comissão de Credenciamento e titulares de cargos efetivos, comissionados e terceirizados do Estado, além de contratados para realizar a produção ou fiscalização dos eventos relacionados à programação cultural objeto do presente Edital, seus cônjuges, parentes consanguíneos ou afins, até 3º grau.

Os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Agremiações Carnavalescas (Escola de Samba, Bloco Tradicional A e B, Bloco Alternativo, Bloco Alternativo de Trio, Alegoria de Rua, Turma de Samba e Cordões Carnavalescos), Manifestações culturais, populares e tradicionais (criações coletivas de comunidades, fundadas na tradição e transmitidas oralmente ou através de gestos, as quais envolvem linguagens como dança, música, teatro, artes plásticas, pinturas corporais, e/ou cantos sagrados, a exemplo do Tambor de Crioula, Bloco Afro, Tribo de Índio, Trupes de Carnaval, dentre outros) e Banda/Show (conjunto de músicos e/ou instrumentistas que promovam apresentações musicais com repertório carnavalesco)

0 comentários:

Postar um comentário