segunda-feira, 9 de outubro de 2017
 O hábito da leitura é o caminho mais curto e eficiente para adquirir conhecimento e estimular essa atividade e se tornou um desafio para os educadores em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos smartphones.

A leitura melhora o aprendizado, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. “Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas, a leitura, além de ser um dos maiores prazeres da vida, ajuda a abrir um mundo de oportunidades”, explica a bibliotecária Silvana Gusmão Moraes.

Tornar a leitura um hábito, durante a infância, estimula a criatividade e as habilidades linguísticas das crianças, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção, tornando-se essencial ao desenvolvimento das crianças. Foi pensando na importância de cultivar o hábito de ler que alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I do colégio Santa Teresa participaram do lançamento do livro Criações - Mitos Tenetehara, do escritor maranhense, Wilson Marques, dia 3 de outubro, com diversos títulos publicados, voltados para o público infanto-juvenil. Entre eles, se destaca as aventuras Touchê, personagem que é profundo conhecedor da cultura e história do Maranhão.

A tarde de autógrafos, bate-papo com o autor e contação de histórias sobre os mitos dos índios Guajajaras aconteceu na livraria Paulus, no centro da cidade, e encantou os pequenos estudantes. “Foi bem legal conhecer o escritor, e também a forma como ele faz o livro, estou muito ansiosa pra ler”, diz Estela Leite, aluna do 4° ano. 

Mara Mendonça, a professora de Estela, explica que Marques possui uma maneira bastante atrativa e lúdica de contar histórias, o que atrai o interesse das crianças e por consequência, incentiva o gosto pela leitura. “Tirar a criança da sala de aula e conduzi-la a atividades diversificadas relacionadas à leitura, como a de conhecer o autor, é um estímulo ainda maior ao hábito de ler”, afirma.

A iniciativa faz parte do Projeto Ciranda da Leitura, que é direcionado a alunos do ensino fundamental I e realiza encontros de segunda a quinta-feira na biblioteca da colégio, com atividades diferenciadas utiliza os livros e periódicos com o objetivo de familiarizar os alunos com recursos informativos, proporcionando o conhecimento e a prática da pesquisa. “Nós temos sempre grande preocupação em incentivar o hábito da leitura no colégio. É uma tarefa difícil, principalmente quando há tantos aparatos tecnológicos que encantam as crianças hoje em dia, o Ciranda da Leitura buscar superar esse obstáculo”, conta a Silvana Gusmão, bibliotecária do Colégio Santa Teresa.

O pai e advogado, Lourival Silva Júnior, acompanhou a atividade e elogiou a iniciativa do Colégio. "As novas tecnologias e as mídias sociais são importantes, mas ler é um crescimento intelectual e cultural. Esta atividade extraclasse, além de levar os alunos a conhecer a cidade onde moram proporcionam o hábito da leitura, é um diferencial na vida das crianças”.

O lançamento foi enriquecido ainda por uma mostra fotográfica com imagens produzidas pelo antropólogo João Damasceno Figueiredo, retratando costumes e festas desse povo cuja cultura e tradições são marcadas pela beleza e complexidade. 

0 comentários:

Postar um comentário