terça-feira, 17 de outubro de 2017
Com o intuito de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em osteoporose, que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio da Unidade do Sistema Endócrino, realizará de 17 a 20 de outubro, uma ação educativa para sensibilizar pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital sobre essa doença silenciosa. 

Na ocasião, serão realizadas palestras, exposição de vídeos educativos e distribuição de folhetos explicativos. A ação ocorrerá das 08h às 11h30 e das 13h às 17h no hall do Ambulatório de Endocrinologia, no momento em que os usuários estarão aguardando o atendimento. O Ambulatório fica localizado na Rua das Hortas, 239, Centro. 

Este ano, a campanha capitaneada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) tem como tema: “Prevenção da osteoporose: fortaleça esta ideia e viva com qualidade”.  Celebrado em 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.

Outro dado da IOF revela que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento. Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são: histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

0 comentários:

Postar um comentário