sexta-feira, 13 de outubro de 2017
Mais uma turnê com espetáculos teatrais gratuitos por diversas cidades do Maranhão foi encerrada nesta quarta-feira, 11, na cidade de Passagem Franca. A ação faz parte do programa Mais Cultura e Turismo Teatro, realizado programa realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

O programa de teatro itinerante, iniciado desde julho, já alcançou 20 cidades e um público de mais de 60 mil pessoas.

Nesta terceira edição, as praças das cidades de Centro Novo, Pio XII, Vitorino Freire, Peritoró e Passagem Franca ficaram lotadas com a apresentação das peças ‘Saltimbancos’, da Cia Cambalhotas, e ‘Pão com Ovo’, da Santa Ignorância Cia de Artes.

Para o público de Passagem Franca, cidade que fica a 409 km de São Luís, tudo era novidade. A professora Gabriela Guimarães, 26 anos, disse que o desejo da população é que a cidade volte a receber atrações culturais.

“Iniciativas como estas é que fazem um lugar prosperar, trazer essa cultura para nós é salutar e ainda demonstra para as nossas crianças que elas podem ter diferentes caminhos a seguir”, ressaltou.

Cidades vizinhas

Na cidade de Peritoró, grupos de pessoas se deslocaram de cidades vizinhas para assistir às apresentações, como a família do agricultor Chagas Machado, que saiu do município de Lima Campos para aproveitar a noite de cultura.

“Valeu muito a pena ter vindo para cá, encarei 35 minutos de estrada, lotamos o carro e viemos ver esse teatro. Eu ri tanto que a minha cabeça doeu. Os artistas são muito bons”, afirma.

Aliviane Dutra, 37 anos, de Peritoró, levou a sua filha Dalila de 6 anos para acompanhar o musical infantil baseado na obra de Chico Buarque de Holanda, comemorou. “Rimos sem parar, cantamos as cantigas de roda e gostamos da mensagem bonita no final. Foi a primeira vez que vimos o teatro chegar em nossa cidade, foi bom demais”.

Incentivo

Para a estudante Iasmin da Silva, 21 anos, da cidade de Pio XII, ter opção cultural na cidade é um incentivo para ela que gosta de arte. Iasmin conta que no final do ano lançará um livro de poesias. “Amamos as peças. Como eu tenho essa veia literária e em dezembro lançarei um livro de poesias, penso que o sentimento desta noite deve ser eternizado em texto”, finaliza.

Charles Júnior, ator que integra a peça Pão com Ovo, se diverte a cada nova noite de espetáculos. “No último dia de apresentação dei o meu máximo, e sempre conseguimos ter uma história a mais, um improviso, uma nova forma de entreter e atuar para plateias alegres. Acredito que a cada apresentação mudamos a vida de centenas de pessoas para melhor”, analisa.

A estudante Mykaella Carneiro, de Passagem Franca, conta que já conhecia o trabalho das companhias pela internet. Ela narra que seus olhos brilharam quando viu a peça ‘Pão com Ovo’ no palco.

“Eu gosto muito deles, sei que esta é uma das melhores peças teatrais do ano e fico muito feliz em saber que eles estão aqui, se apresentando de uma forma tão acessível para todos, gostei muito, espero que eles voltem em outra oportunidade”, ressalta.

0 comentários:

Postar um comentário