Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 22 de novembro de 2017
 

O mês de novembro é marcado por duas datas importantes no que diz respeito à luta contra o câncer. No dia 17 de novembro, última sexta-feira, foi celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, doença mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos e mata um brasileiro a cada meia hora. Já na próxima segunda-feira, 27, o país celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que tem como finalidade mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer.

Segundo o oncologista clínico do Centro de Oncologia Médica, Dr. Gilson Moraes, no caso do câncer de próstata, quem faz os exames periódicos tem entre 80% e 90% de chances de cura. “Quanto mais precoce o diagnóstico, menores as possibilidades de o tumor ter atingido estruturas vizinhas e formado metástases, o que aumenta muito a taxa de cura”, destacou.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Nas fases iniciais, ele não dá sintomas, mas com o tempo o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. “A maioria só causa sintomas quando já se observa tumores grandes, que podem causar dificuldade ao urinar, dor. Uma grande parte não provoca sintomas, sendo diagnosticado em consultas de rotina”, ressaltou o oncologista.

O ideal é que se diagnostique precocemente, com avaliação pelo urologista a partir dos 40 anos (quando há casos na família) ou 45. Hábitos de vida saudável reduzem a probabilidade de desenvolver o câncer.

Ainda de acordo com Dr Gilson Moraes, há vários novos tratamentos no mercado, como novas formas de bloquear a produção de testosterona. “Esse hormônio estimula o crescimento das células cancerígenas, e associado à quimioterapia, tem sido possível prolongar significativamente a sobrevida dos pacientes”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista