quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Nesta quinta-feira, o Governo do Estado realiza um ato público alusivo ao Dia da Consciência Negra para marcar as lutas e conquistas do povo negro maranhense pela igualdade racial.
No evento será anunciada a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra, que foi construída a partir de diálogos com profissionais de saúde, gestores públicos de saúde e assistência social, lideranças religiosas, quilombolas e do movimento negro, além de conselheiros dos Conselhos Estaduais da Igualdade Racial e da Saúde, intermediados por técnicos e assessores do governo.

Estes diálogos aconteceram no âmbito das Escutas Territoriais para discutir demandas e propostas para a construção da política de saúde integral da população negra e ocorreram nos meses de julho e agosto nas regionais de Itapecuru, Pinheiro, Bacabal, Codó, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra e São Luís.

Será lançada também a campanha “Por Um Maranhão Visível” para fortalecer a auto identificação dos povos e comunidades tradicionais no Cadastro Único. Será feita  a sensibilização de gestores públicos, técnicos e sociedade para identificar os quilombolas, indígenas e ciganos e inseri-los no sistema.

Serão lançados dois editais de projetos voltados para a população negra, um na modalidade chamada pública, que tem como objeto selecionar e apoiar, por meio de fomento, a expansão de projetos de geração de renda que contribuam para o fortalecimento social e econômico de famílias em situação de pobreza no meio urbano e outro de incentivo à pesquisa.

Ainda no evento, o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, cujas ações estruturais denominadas Rotas de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Quilombolas acontecem nos municípios de Icatu e Serrano do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário