Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 23 de novembro de 2017
As ações para despertar nos homens o interesse pelos cuidados com a saúde ganharam destaque com as atividades da campanha Novembro Azul. Nas últimas semanas, a Prefeitura de São Luís, com o objetivo de sensibilizar esse público, ofereceu diversos serviços, especialmente na área da atenção básica e educação em saúde. A programação do poder público municipal para o Novembro Azul culmina no próximo domingo (26), com uma caminhada que acontecerá às 7h30, na Praça do Pescador, Avenida Litorânea.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, reforça o convite para a prática da atividade física, que cumpre um papel importante na qualidade da saúde. "A caminhada será uma oportunidade de interação entre os profissionais da rede de saúde, que estão empenhados com o Novembro Azul, e a população usuária dos serviços. Convidamos pessoas de todas as idades a participarem dessa atividade para exercitar o corpo e a mente, aliviar o estresse e aumentar essa corrente pela saúde e bem-estar de todos", diz o gestor.

Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e com apoio de outras secretarias e órgãos da gestão municipal, a programação da caminhada inclui a oferta de serviços na área da atenção básica à saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia e avaliação nutricional. Também serão realizadas abordagens educativas para orientações sobre a prevenção de doenças como o câncer de próstata, hipertensão e diabetes.


Antes da caminhada, os participantes farão um alongamento, conduzido por um profissional da área de educação física. Durante um quilômetro de caminhada, os participantes serão motivados com mensagens positivas e de alerta para o cuidado com a saúde. Ao final da atividade, acontecerá, ainda, um aulão de zumba e a distribuição de um lanche saudável aos participantes.

MOBILIZAÇÃO


Para participar da ação, estão sendo mobilizados os pacientes atendidos nas unidades de saúde municipais, especialmente os homens e portadores de doenças como hipertensão e diabetes. A proposta é atrair a atenção desse público a fim de sensibilizá-lo e incentivá-lo a praticar atividades físicas e buscar cuidados médicos para monitoramento das condições de saúde. "O melhor cuidado é a prevenção. Acreditamos que ações como essas podem sensibilizar os homens para esse cuidado", observa a superintendente de Educação em Saúde da Semus, Joserina Feitosa.

Para garantir o bem-estar dos participantes ao longo de todo o percurso e desenvolvimento da atividade, a ação conta com o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também participam da atividade secretarias como as de Desporto e Lazer (Semdel), Trânsito e Transportes (SMTT), Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); e órgãos como a Blitz Urbana.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Novembro Azul desenvolvida pela Prefeitura de São Luís nas últimas semanas incluiu uma edição especial do 'Todos por São Luís', com a oferta de consultas especializadas com urologista, cardiologista e proctologista e outros serviços de promoção à saúde. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Filipinho. Também foram oferecidos à população, especialmente ao público masculino, serviços de promoção de saúde na Feirinha São Luís.

Durante o mês de novembro, foram executadas, ainda, atividades educativas e de conscientização com panfletagens nas unidades de saúde, distribuição de laços alusivos à campanha e palestras sobre a prevenção de doenças urológicas como o câncer de próstata e o câncer de pênis. Nas unidades de saúde, também foram intensificados os serviços de aferição de pressão e glicemia e testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, AIDS e hepatites.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista