quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Projetos da Vale e Fundação Vale são premiados pela Associação Brasileira de Recursos Humanos
A Vale acaba de receber cinco prêmios em reconhecimento a algumas de suas iniciativas que valorizam as pessoas dentro e fora da empresa. O Prêmio Ser Humano, instituído pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), reconheceu projetos da Vale em três diferentes categorias: Sustentabilidade, Administração e Desenvolvimento. Dois projetos conquistaram o primeiro lugar e irão concorrer ao prêmio nacional com empresas de todo Brasil. Ao longo dos anos, O Prêmio Ser Humano se consolidou como instrumento de valorização das melhores práticas em gestão de pessoas, assim como de estímulo ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.

Na categoria Sustentabilidade, o primeiro lugar ficou com o Programa AGIR EFC: Consolidando a Rede de Mulheres do Maranhão. Desenvolvido pela Fundação Vale desde agosto de 2014, a iniciativa tem como objetivo apoiar ações estruturantes em geração de trabalho e renda para empreendedores que atuavam no comércio informal de alimentos às margens da Estrada de Ferro Carajás, através, sobretudo, do assessoramento técnico em toda a gestão integrada do negócio (compras, vendas, produção e administração). Mais de 160 empreendedores de 22 negócios sociais participam do AGIR EFC, distribuídos em 11 comunidades do Maranhão e Pará. Os empreendimentos vão da produção de óleo e azeite de babaçu, passando por hortas comunitárias, confecção, até doces e panificados.

Espaço Nosso Canto, construído por empregados da Vale
Outros dois projetos também foram premiados. O Coopvila: diálogo e parceria pela sustentabilidade ficou em segundo lugar. A Cooperativa de Trabalho, Coleta e Recuperação de Resíduos da Vila Maranhão - CoopVila é fruto de um projeto desenvolvido pela Vale desde 2013 com moradores da Vila Maranhão, em São Luís, quando 15 catadores se organizaram para coletar, reaproveitar e vender resíduos de madeira e metal. Com apoio da Vale e do Sebrae, os participantes tiveram a oportunidade de receber formação e assessoramento em gestão, produção, vendas e inovação com foco em segregação de resíduos, produção de móveis e de carvão ecológico.

O terceiro lugar também foi conquistado pela Vale. O projeto Planejamento Participativo do Parque Botânico Vale busca envolver diretamente a comunidade na definição de uma agenda de atividades exclusiva para moradores da região Itaqui Bacanga. São ações como foco em educação, cultura e saúde, todas realizadas no próprio Parque.

Administração e Desenvolvimento

Móveis confeccionados pela Coopvila
O projeto Meu Canto conquistou o primeiro lugar na categoria Administração. Trata-se da criação de ambiente de trabalho colaborativo que se propõe a reunir diariamente os empregados em um ambiente inspirador, que promove uma maior interação entre as pessoas. Este ambiente também foi pensado para estimular a cultura de inovação, através de espaços descontraídos e laboratório de solução de problemas disponíveis para todos empregados.

Já o terceiro lugar da categoria Desenvolvimento foi dado ao projeto Semana de Energia, evento de capacitação voltado aos eletricistas do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, contemplando mais de 40 palestras, minicursos, uma feira de energia, ações de conscientização e visitas técnicas de alunos de instituições parceiras da Vale. O evento contou com mais de 1.500 participações, entre funcionários diretos, terceiros e alunos visitantes.

0 comentários:

Postar um comentário