terça-feira, 7 de novembro de 2017
A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou na tarde desta segunda-feira, 6 de novembro, a abertura oficial da Semana do Jovem Eleitor, no auditório do Instituto de Educação e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Pelo TRE-MA, participaram da abertura os desembargadores Raimundo Barros (presidente) e Ricardo Duailibe (corregedor), Eduardo Moreira (membro da Corte / ouvidor) e o diretor-geral Flávio Costa, além do reitor Jhonatan Almada (IEMA).

Mais fotos e vídeos no perfil @tremaranhão da rede social instagram.

A Semana do Jovem Eleitor, que ocorre até o dia 10 de novembro, é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com os Regionais, que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral e a participação política de jovens de 16 e 17 anos, que ainda não são obrigados a votar. 

O desembargador Raimundo Barros ressaltou a importância de serem levadas informações sobre o processo eleitoral aos jovens que tem papel importante no processo democrático. Para ele, os jovens devem ser eleitores filiados a partidos políticos dispostos a serem candidatos. 

“O processo político é absolutamente necessário para termos uma sociedade melhor. Não adianta dizer que política é ruim, precisamos participar. Não existe democracia sem classe política. Nós temos que expurgar os maus políticos, mas a classe política tem que continuar. As melhores democracias do mundo, as mais estabelecidas, sobrevivem porque possuem uma classe política respeitada e que defendem os interesses da comunidade".

O reitor Jhonatan Almada agradeceu a escolha do IEMA para sediar o lançamento da Semana do Jovem Eleitor 2017, explicando que o instituto foi criado para provar que escola pública pode ser de excelência e que este trabalho está sendo expandido para vários municípios do estado. Ressaltou que num evento pedagógico como esse, o recado é dizer que os jovens são sujeitos conscientes, autônomos e solidários, que devem participar da política como agentes de transformação.

Por sua vez, a secretária Lígia Moraes (Escola Judiciária), descreveu a documentação necessária para tirar o título pela primeira vez, que é, basicamente, apresentar no cartório eleitoral documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. 

Personagens da peça Pão com Ovo interagiram com os alunos, também perguntando sobre o processo eleitoral, em especial acerca de voto branco, nulo, obrigatorieadade do voto, multa, cota de gênero, entre outros.

Programação

Em todo o estado, e no país, as zonas eleitorais estão engajadas na Semana do Jovem Eleitor, visitando escolas, promovendo palestras, distribuindo material divulgativo e realizando o atendimento de jovens.

Em São Luís, a programação oficial segue com:

- dias 7 e 8 de novembro: atendimento de jovens eleitores no IEMA; 

- dia 9 de novembro: palestra e visita à Memória da Justiça Eleitoral;

- dia 10 de novembro: atendimento a jovens eleitores da Vala da Macaúba no fórum eleitoral das 13h às 19h.

0 comentários:

Postar um comentário