quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Com uma série de ações estratégicas no setor artísticos e cultural, o Maranhão tem vivido uma efervescência nessas áreas. Os investimentos resultam no resgate histórico e cultural, na valorização dos artistas, e na recuperação dos patrimônios públicos do Maranhão.

Um dos principais instrumentos para essa cena é o lançamento de editais para artistas do Maranhão. É uma forma de mostrar o trabalho e o talento à população.

Os editais de 2017 contaram com recursos de R$ 372 mil do Governo do Maranhão para a realização de eventos culturais em espaços públicos e casas de cultura de São Luís com programação permanente de quarta a domingo em vários pontos da capital.

Para o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, a ideia é fomentar a produção cultural local e dinamizar os centros culturais da capital: “A ação rende diversas expressões artísticas, em que se apresentam em vários espaços da cidade, atraindo turistas, gerando renda e cultura durante todo o ano. Desta forma, quem chega na cidade em qualquer época do ano conta com nossas belezas naturais, arquitetônicas e culturais”.

Outro ganho para o Estado, no que se refere ao resgate da identidade cultural do Maranhão, foi em relação à história e repasse dos saberes populares mais genuínos com a eternização da memória oficial do estado. Para condecorar grandes nomes, o Governo realizou o I Prêmio de Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional.

A ideia da premiação é preservar e valorizar a história e a arte produzidas no Maranhão. Para o governador Flávio Dino, a iniciativa reverencia quem realmente precisa ser lembrado pela história e condecora quem por anos esteve na invisibilidade, sem o reconhecimento que realmente merece.

Também em pauta, o Programa Maranhão Musical, visa democratizar o acesso ao ensino de música gratuitamente em todos as regiões do estado. Mais de 52 municípios já foram beneficiados com a entrega de instrumentos musicais e mobiliário.

Equipamentos culturais

Uma série de obras de revitalizações em casas e espaços culturais está dando uma nova roupagem às cenas culturais de São Luís. A ideia é promover a preservação e a manutenção dos equipamentos culturais, assegurando o direito das pessoas a uma política permanente de cultura.

Um dos destaques é a entrega da reforma do Teatro Arthur Azevedo, um dos mais conceituados do país. A casa foi entregue junto com a estreia do espetáculo “João do Vale – o Musical”, que conta a história do genial artista maranhense.

Também já receberam investimentos de recuperação e manutenção a Casa de Cultura Josué Montello, o Convento das Mercês, a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o Teatro Alcione Nazaré e a Concha Acústica.

Outras obras estão em andamento como é o caso do Museu do Reggae, Museu de Artes Visuais e Teatro João do Vale.

Outra entrega especial foi o Forte de Santo Antônio, localizado em um dos pontos turísticos de São Luís, no bairro da Ponta d’ Areia. Funcionando como um centro cultural, o espaço conta com um museu de embarcações tradicionais maranhenses e um memorial sobre a história do Forte que integrará o complexo de turismo do Espigão Costeiro.

Além disso, o Museu do Reggae está prestes a ser entregue. Ele vai oferecer aos visitantes a possibilidade de conhecer a história e a trajetória desse gênero musical no Maranhão e os laços de identidade social construídos através do tempo. É o segundo Museu de reggae do mundo; o primeiro está na Jamaica.

O espaço conta com móveis que remetem aos paredões das radiolas, uma sala de exposição dos artistas e de apresentação de assuntos relacionados ao cenário mundial do reggae, além de equipamentos de projeção e recursos audiovisuais e manequins caracterizados.

Mais duas importantes obras de revitalização estão em andamento: o Engenho Central São Pedro, na cidade de Pindaré-Mirim, e o Museu João do Vale, em Pedreiras.

Mais bibliotecas

Em 2016, o Governo instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis do Saber. Eles estavam desativados desde 2013 e foram redimensionados para uma gestão compartilhada das Pasta de Cultura e Educação.

Teatro Itinerante

O Mais Cultura e Turismo: Teatro levou para várias cidades do estado a comédia “Pão com Ovo”, da Santa Ignorância Cia de Artes e o espetáculo “Sganarelle e o Amor de Suzete”, do grupo Cambalhotas. Os grupos fizeram apresentações de forma itinerante em dezenas de municípios maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário