terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil é o bumba meu boi. As cores, os brilhos, os brincantes e toda a representatividade desse patrimônio imaterial de São Luís estará presente na segunda edição do programa Férias Culturais, da Prefeitura de São Luís e executado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Além da cultura popular, o teatro e a música também farão parte do evento que ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 18h, no Cine Teatro da Cidade. A programação é gratuita.

Na oficina de bumba meu boi, o público entenderá os detalhes que fazem da manifestação um grande atrativo, especialmente durante o período do São João em São Luís. "É uma excelente oportunidade para saber o significado de cada integrante dos grupos, além de observar os instrumentos utilizados e tirar qualquer dúvida sobre o tema", explicou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Além da oficina, a peça 'Maranhão de Encantos' vai contar a história do casal de escravos Francisco e Catirina (também conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco) personagens centrais do auto do bumba meu boi. Grávida, Catirina sente o desejo de comer a língua do boi de uma grande fazenda. O marido, sabendo que desejo de mulher grávida é uma ordem, busca uma solução, embora o boi opertença ao patrão. Este é apenas o começo da história que será contada na segunda edição do programa Férias Culturais.

A música também terá espaço nesta edição do programa e ficará a cargo do grupo musical 1, 2, 3 formado por Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos. Fundado em 2015, o trio vem apresentando aos mais diversos públicos um repertório que privilegia a efervescência musical brasileira. Arranjos ousados, músicos em sintonia e muita pulsação com elementos rítmicos regionais como bumba meu boi e o tambor de crioula encerram o evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 - Janeiro
18h - Oficina de bumba meu boi;
18h30 - Espetáculo teatral 'Maranhão de Encantos';
19h20 - Apresentação musical com o grupo 1, 2, 3

0 comentários:

Postar um comentário