terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Resultado do monitoramento feito pela ANVISA tem como foco a segurança do paciente

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é classificado pela terceira vez consecutiva como padrão A para a segurança do paciente, por meio do monitoramento da gestão de riscos à saúde. O resultado foi divulgado essa semana, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Rede Sentinela, referente ao segundo semestre de 2016.  

Atualmente, 241 instituições da área de saúde fazem parte da Rede Sentinela e o Hospital Universitário da UFMA é uma delas. A Rede foi criada com a proposta de ser um observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados, como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes. Trata-se, portanto, de uma importante estratégia para o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária – VIGIPOS (instituído pela Portaria Ministerial MS n° 1.660, de 22 de julho de 2009).

O hospital responde semestralmente a um formulário eletrônico específico, no qual precisa anexar todas as evidências de suas atividades que estão relacionadas com identificação, análise, avaliação, controle, minimização e monitoramento de riscos; integração com outras áreas, qualidade, capacitação e educação continuada, farmacovigilância, tecnovigilância, hemovigilância e sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Por meio do monitoramento semestral é possível o acompanhamento das atividades e a construção de indicadores úteis para a avaliação e verificação do ciclo de melhorias a serem implementadas no funcionamento da Rede Sentinela.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFMA, farmacêutica Sirlei Garcia Marques, destaca o empenho de toda a equipe na busca pelo melhor resultado, que tem o paciente como o maior beneficiado. “O nosso foco é oferecer uma assistência de qualidade para os usuários, primando acima de tudo, pela segurança, saúde e integridade do paciente. Mantemos, ao longo dos últimos anos, um resultado muito positivo e a nossa meta é sempre estarmos no melhor nível de gestão de riscos”.  

A farmacêutica acrescenta ainda que por meio desse monitoramento há um aumento da qualidade dos processos de trabalho de vigilância e gestão de riscos. Entre as ações desenvolvidas pelo hospital que influenciaram nesse resultado estão: a busca ativa de eventos adversos, o monitoramento sistemático das notificações, a realização de atividades com a Vigilância Sanitária local, a integração com diversas unidades administrativas do hospital, a participação regular nos Programas Sentinelas em Ação, assim como a promoção de capacitações, a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário