sábado, 3 de fevereiro de 2018
A Prefeitura de São Luís avança com as obras de construção do Ecoponto Anil, o décimo a ser entregue à população pelo prefeito Edivaldo e o segundo apenas nos primeiros meses de 2018. Com o novo Ecoponto, a Prefeitura segue atendendo o disposto na Política Nacional de Resíduos garantindo à população um espaço para a coleta seletiva e destinação adequada de materiais recicláveis ou em condições de reuso.

Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís que fortalecem a política de gestão da limpeza urbana. Eles contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, recuperando o meio ambiente, a paisagem urbana, evitando danos à saúde pública e ainda gerando emprego e renda por meio da inclusão social das cooperativas de catadores.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, destaca que está prevista a construção de 20 Ecopontos a serem distribuídos estrategicamente pela cidade com o objetivo principal de acabar com pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, os populares lixões. "O Ecoponto Anil será o décimo a ser entregue e com ele nós chegamos à metade da meta estabelecida pelo prefeito Edivaldo, que são 20 Ecopontos e vamos seguir avançando com essa importante política de limpeza urbana", afirma Carolina Estrela.

Localizado na Rua 2, o Ecoponto Anil vai atender à demanda de descarte irregular do seu entorno e vai aumentar o número de moradores beneficiados com a implantação destes equipamentos. Atualmente, a Prefeitura tem nove Ecopontos em pleno funcionamento e 300 mil moradores beneficiados diretamente, pois além da área em que está localizado, cada Ecoponto atende também aos bairros em um raio de dois quilômetros do seu entorno. Com nove Ecopontos em funcionamento, a Prefeitura de São Luís já conseguiu abranger 78 bairros e quase 30% da população da capital.

Os Ecopontos são implantados em pontos de descarte irregular de resíduos. Os locais escolhidos têm localização estratégica, uma vez que ficam próximos de outros pontos de descarte, atendendo, assim, toda a região do seu entorno. Os locais são planejados de forma a oferecer à população um espaço de limpeza e descarte adequado desses resíduos, sem poluir, sendo adequados para o descarte de materiais inservíveis e recicláveis.

Em São Luís, em pouco mais de um ano, mais de 10 mil toneladas de resíduos recicláveis ou passíveis de reutilização foram recebidas nos Ecopontos, retornando à cadeia produtiva e diminuindo a demanda por matéria-prima. "Com isso garantimos que apenas os rejeitos, que são aqueles resíduos que não têm mais condições de serem reciclados ou reaproveitados, sejam encaminhados para o aterro sanitário e evitamos o desperdício de materiais ainda em condições de retornarem à cadeia produtiva e ainda geramos emprego e renda para os catadores", informa Carolina Moraes Estrela.

ECOPONTOS

Os equipamentos são destinados aos pequenos geradores domésticos de resíduos, ou seja, são um espaço para que a população em geral possa fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos que, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, não devem ser recolhidos pelos caminhões da coleta domiciliar.

Para os Ecopontos, a população deve levar o resíduo que não é recolhido pela coleta regular para o local. Nos Ecopontos, agentes de limpeza orientam a população quanto à forma adequada de separar cada tipo de resíduo e onde fazer o depósito. A entrega precisa ser voluntária, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos e pode ser feita por meio da contratação de carroceiros. O morador pode ainda ir até o Ecoponto com carro próprio, pois a estrutura é construída para permitir a entrada de veículos para o descarte. Os condutores de veículos de tração animal são grandes usuários destas unidades, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos.

Localização dos Ecopontos

- Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
- Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
- Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
- Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
- Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real
- Ecoponto São Francisco
Avenida Ferreira Gullar, próximo à Estação Elevatória da Caema

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc - até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc - até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros - 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?

Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?

Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

Um comentário: