sexta-feira, 23 de março de 2018
Ação faz parte da Campanha Março Lilás, desenvolvida pelo HU-UFMA para diagnóstico precoce da doença

Treze profissionais de saúde do bairro da Liberdade participaram nessa quarta-feira, 21, de um treinamento na Unidade Materno Infantil, do Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, sobre a coleta do preventivo de câncer do colo uterino. Os profissionais também foram treinados a fazer o teste de Schiller (teste de rastreio de câncer de colo uterino), que pode ser feito a olho nu e identificar se existe alguma alteração epitelial, mesmo em locais de menos recursos e sem o aparelho de colposcopia. A ginecologista Adriana Reis, que orientou a atividade, alertou para a importância do diagnóstico precoce da doença. “A coleta adequada do exame ajuda no diagnóstico de lesões pré-cancerosas. O câncer de colo é totalmente evitável porque você pode tratar as lesões precursoras e evitar o pior”.

O treinamento é parte da programação da campanha Março Lilás, desenvolvida pelo HU-UFMA, que visa informar e conscientizar a população, como também capacitar a equipe de saúde das unidades básicas, sobre a prevenção do câncer de colo uterino. Terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, o câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). São Luís é a sexta capital do Brasil com maior número de casos a cada 100 mil mulheres.

A campanha este ano tem como público-alvo a comunidade da Liberdade. A ginecologista e chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do HU-UFMA, Graciete Santos, explica como surgiu a iniciativa. “Nós fizemos um projeto piloto, ainda em 2017, por ocasião da campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, visando a inserção da Universidade junto à comunidade. A intenção, além de oferecer o exame, é também treinar a equipe do Centro de Saúde da Liberdade para que melhorem o atendimento e encaminhem para os hospitais de referência os casos diagnosticados”.

A enfermeira Alinne Silva de Andrade Costa participou do evento e ressaltou a dimensão da iniciativa. “Eu achei importante não só o treinamento, mas tudo o que foi planejado para o Março Lilás, com a articulação entre a nossa unidade básica e o hospital de referência. Além de nos atualizarmos, temos a oportunidade de melhorar o nosso trabalho”.

Nesta quinta, 22, a programação continua com o atendimento, no HU-UFMA, de 50 pacientes da comunidade adotada, por meio de encaminhamento dos profissionais de saúde da Liberdade. As mulheres têm entre 20 e 65 anos e estão há mais de um ano sem realizar o preventivo. No dia 23, essa mesma ação será voltada para as colaboradoras das terceirizadas do HU-UFMA, que estejam também dentro desses critérios. Serão disponibilizadas 50 vagas, no último dia.

0 comentários:

Postar um comentário