sexta-feira, 23 de março de 2018
Com o propósito de investir em ações que melhorem as rotinas e processos de trabalho, além de reconhecer as realizações das pessoas que integram o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, a conhecida “prata da casa”, foi lançado nesta quinta, 22 de março, a 4ª edição do projeto Selo Boas Práticas e Ideias de Eleição, que visa fomentar o compartilhamento, a cooperação, a criatividade e a busca da melhoria contínua, garantindo a legitimidade do processo eleitoral e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, além de zelar pelo adequado funcionamento da instituição. 

“O Selo Boas Práticas e Ideias de Eleição reflete o retrato do protagonismo dos servidores da Justiça Eleitoral maranhense, que sempre estão disponíveis e dispostos a trabalhar de forma proativa, liderando mudanças em diversas esferas de atuação”, frisou o desembargador Cleones Cunha, presidente em exercício.

O projeto vem sendo implantado no TRE-MA desde 2014 com o objetivo de reconhecer boas práticas realizadas internamente como forma de incentivar a melhoria contínua dos processos e atividades eleitorais. No ano de 2017, servidores da Secretaria também puderam participar, ampliando o perfil dos participantes, que já contemplava magistrados e zonas eleitorais.

Ainda em 2017, o “Selo Boas Práticas” concorreu ao prêmio Innovare e já foi apresentado em diversos eventos e órgãos, tais como: TSE, TRE do Acre, Detran, Núcleo de Excelência Pública (Gespública) e no Congresso de Inovação do Poder Judiciário (CONIP), despertando interesse até mesmo do Conselho Nacional de Justiça que solicitou informações acerca da plataforma utilizada para coletar e compartilhar as boas práticas. 

“Avaliando as práticas inscritas em Selos anteriores, verificamos que elas refletem a grande capacidade de encontrarmos soluções simples para os problemas e demandas do dia a dia, além do diferencial de apresentarem baixo custo e caráter inovador”, finalizou desembargador Cleones Cunha.

Regras para 2018

O termo “boas práticas” pode ser entendido como métodos ou técnicas efetivamente utilizadas na realização de determinadas tarefas, atividades ou procedimentos, que evidenciaram resultados expressivos em termos de eficácia, eficiência e valor agregado para os envolvidos direta ou indiretamente.

O termo “ideia” pode ser entendido como a representação mental de algo concreto ou abstrato. Um projeto, plano, conceito ou processo que ainda não foi posto em prática. Para fins de conquista do selo, até a data do início da votação, as inscrições compreendidas como ideia devem atender os pré-requisitos estabelecidos na seção 8 do Edital. 

Podem participar todos os magistrados, servidores efetivos ou requisitados em exercício no TRE-MA, mas os estagiários só podem integrar equipes quando a prática/ideia for desenvolvida em grupo, sem possibilidade de participarem isoladamente. 

As inscrições podem ser feitas a partir deste 22 de março em nome do servidor/magistrado que idealizou a prática/ideia, ou da equipe, se esta foi desenvolvida em grupo, e devem feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Portal do Servidor.

Somente podem ser inscritas boas práticas e ideias relacionadas às atividades e gestão dos processos eleitorais que tenham vinculação com os seguintes temas: Fechamento de Cadastro; Registro de Candidaturas; Fiscalização da Propaganda; Central de Acompanhamento das Eleições; Prestação de Contas; Diplomação; Profissionais de Apoio às Eleições - PAEs; Mesários; Oficiais de Justiça; Urnas e Suprimentos; Juntas Especiais; Postos Avançados de Transmissão - PATs; Comunicação; Recrutamento de Servidores; Serviço Extraordinário; Suprimento de Fundos para Eleição; Capacitação; Votação Paralela; Reunião de Juízes; Veículos; Segurança; Contratações; Designação de Juízes para Atuar em Pleitos; Eleições e Votações Simuladas; Geração de Mídia/Carga e Lacre; Logística de Urnas e Materiais de Votação; Material Permanente e de Consumo; Mesário Voluntário; Avaliação das Eleições.

0 comentários:

Postar um comentário