GOVERNO DO ESTADO DO MA

Assembleia Legislativa do Maranhão

sexta-feira, 23 de março de 2018

O prefeito Edivaldo reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (22), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no bairro Lira, na área do Centro. A unidade, que passou por ampla reforma para melhoria da estrutura e ampliação dos serviços, é voltada para a prevenção e o tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV. Com a requalificação, o CTA terá capacidade para realizar cerca de três mil atendimentos por mês. A ação é mais uma iniciativa do poder público municipal para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos na área da Saúde.

"A saúde pública é uma das áreas prioritárias na nossa gestão. Por isso, temos trabalhado com muita dedicação e responsabilidade para, cada vez mais, oferecer serviços que atendam às necessidades da população. É através de ações como essa, de reforma do CTA, que estamos avançando para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde", destacou o prefeito Edivaldo, durante a reinauguração do centro, que passou por melhorias estruturais significativas.

A reforma do Centro de Testagem e Aconselhamento do Lira incluiu o redimensionamento de setores, troca do piso e pintura. O equipamento de saúde conta agora com três consultórios, salas de acolhimento, coleta, imunização, aconselhamento, além de auditório, farmácia, banheiros, copa e sala administrativa. Entre os serviços oferecidos pelo centro estão os testes para detecção do vírus HIV, sífilis e hepatites, exames e atividades de prevenção e aconselhamento, a fim de evitar a transmissão do vírus da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explicou como o investimento da Prefeitura na reforma do centro resultará na ampliação dos serviços. "A reabertura dessa unidade é mais um investimento do prefeito Edivaldo na saúde municipal e representa um avanço na área da prevenção e no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. Com a reforma, o centro passa a oferecer serviço ambulatorial, reforçando e consolidando o papel de um espaço que já é referência nesse tipo de atendimento", disse.


Além de estrutura adequada para o atendimento, o CTA conta com equipe multiprofissional qualificada, com médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico. O centro passa a oferecer também o serviço de imunização, com as vacinas prioritárias para portadores do HIV, e o de Profilaxia Pós-Exposição, uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação após situação de risco de contato com o vírus.

A militante do movimento das trabalhadoras do sexo, Maria de Jesus Almeida, destaca a importância do equipamento para a saúde pública. "Como militante do movimento das trabalhadoras e trabalhadores do sexo, estou muito feliz. A gente precisa ter onde buscar o serviço de saúde e esse é um local que já é considerado referência pelo trabalho que tem desenvolvido, reconhecido, principalmente, pelo acolhimento a essas pessoas já fragilizadas", contou.

Também prestigiaram a solenidade de reinauguração do CTA o secretário municipal de Planejamento, José Cursino, e os vereadores Paulo Vitor e Pavão Filho.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE


O Centro de Testagem e Aconselhamento oferece, ainda, um apoio para a execução de atividades, desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, na área de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. "Desenvolvemos um trabalho educativo junto às populações mais vulneráveis. Essa é uma prática que será intensificada a partir de agora, pois contamos com um espaço capaz de atender ainda melhor esse público", destacou o coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Wendel Alencar.

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista