terça-feira, 14 de agosto de 2018
Apresentando uma nova tendência de eventos gastronômicos do Maranhão, o Festival Mercado das Tulhas ocorrerá de 28 a 30 de agosto, gratuitamente, no Grand São Luís Hotel, e em outros espaços do Centro Histórico. Com o tema “Maranhão: Danças e Festas”, o evento surge como uma novidade que promete impulsionar a cultura, o turismo, a arte e a gastronomia maranhense.

Nesta primeira edição, o Festival – promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC) – busca incentivar o potencial e as peculiaridades da culinária de origem maranhense, tornando-se um elo entre o produtor, a cozinha tradicional e o consumidor final promovendo um verdadeiro festival de sabores para turistas, visitantes, professores, estudantes e comunidade em geral.

O evento que será um espaço para discutir a relevância e as interfaces da gastronomia maranhense como identidade cultural, com profissionais da gastronomia, turismo e instituições de ensino - conta com patrocínio do Grand São Luís Hotel e apoio institucional da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), recebendo deste último também suporte técnico e científico, assim como dos parceiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que realizaram ainda pesquisas e estudos, em conjunto com a AMAC, base do que será apresentado nas aulas. A coordenadora e professora do curso técnico em cozinha do Campus São Luís – Maracanã do IFMA, Graziela da Silva Suzuki, acredita que a participação do IFMA no Festival é a oportunidade de apresentar à sociedade brasileira retorno de parte das contribuições que dá, “além de proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de aprender com os chefs do Maranhão e convidados, que eles irão ‘degustar’ cada palavra, cada técnica apresentada e levar para vida esse conhecimento”, disse.

Outros parceiros fundamentais para a promoção do Festival são: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (SESI), Fazenda Santa Maria, GUAAJA, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), LABOTUR, PSIU e Sindicato dos Bares e Restaurantes do Maranhão (SINDEBARES).

Segundo o chef e coordenador do evento, Júnior Ayoub, “o Festival busca contribuir para a valorização da gastronomia do estado, propiciando um espaço para a interação entre profissionais de empreendimentos do setor de alimentos e bebidas e a sociedade, enaltecendo a culinária tradicional em novas preparações culinárias, com a presença das características histórico-culturais culinária".

Para Cristiane Muller, superintendente de Promoção e Marketing da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, esta iniciativa enaltece a gastronomia maranhense. "Acreditamos e apoiamos a proposta do evento. O mercado das tulhas é um dos principais atrativos turísticos do centro histórico e já apresenta tudo de genuíno da gastronomia do estado, então nada melhor do que agregar valor a esse espaço, oferecendo aos turistas e aos maranhenses, uma experiência de gastronomia regional diferenciada em um espaço tão importante na cidade", afirmou. De acordo o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins,  eventos como esse são fundamentais para desenvolver a cadeia produtiva e para fortalecer a riqueza cultural da gastronomia do estado, trazendo tendências e novas oportunidades de negócios seja diretamente para os empreendedores da gastronomia, como também para as cadeias do turismo e economia criativa. "O Sebrae apoia e incentiva iniciativas que, como o Festival Mercado das Tulhas, promova a troca de conhecimentos, network e, principalmente, estimule o empreendedorismo e faça vitrine para os nossos produtos regionais ganharem o mundo", frisou.

Unindo herança e as novidades culinárias

O evento contará com a participação de renomados chefs brasileiros e conhecidos mundialmente, como a paraense Ângela Sicília; o precursor, no Brasil, no processo de defumação, Carlos Tossi; Cumpadre João, a chef e apresentadora do HellsKitchen e BBQ Brasil Dani Dahoui, Ciça Roxo, RoGouvea, Guga Rocha, o amazonense Beto Bellini, Fred Caffarena, Flávia Quaresma, Mônica Rangel, Lui Veronese, Rafael Barros, Wadih Aboud, Paulo Araújo, Márcio Mello, Flávia Moraes, Marco Antônio, Augusto Carvalhal, Adriana Saulnier e a cachacier Isadora BelloFornari, um dos principais nomes de bebidas nacionais. Além de aulas show, haverá discussões sobre uso integral do alimento, haverá um passeio gastronômico pelas ruas históricas de São Luís.
Espaços

A programação do festival acontecerá em vários espaços, como “Banquete de Palavras”, “No Balcão do Bar”, “Cozinha Show”, “Padaria Show”, “Fogo de Chão”, onde haverá debates temáticos, palestras e compartilhamentos de experiências de chefs e especialistas, a partir da utilização de ingredientes como buriti, babaçu, castanha do Maranhão e outras plantas alimentícias não convencionais.

Inscrições para o Festival

No dia 15, haverá o lançamento do aplicativo com mais informações acerca do evento e como acessá-lo será divulgado na página @amacmaranhao no Facebook e no Instagram @amac.ma. As inscrições já podem ser feitas pelo endereço www.sympla.com.br/inscricao?id=339536. A entrada será livre e apenas algumas apresentações serão limitadas. Na entrada do Grand São Luís, a partir do dia 28, haverá uma área de credenciamento e será necessário informar dados pessoais.

0 comentários:

Postar um comentário