quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O tradicional Concurso de Receitas do Mesa Brasil Sesc está chegando, com seus sabores atrativos e, principalmente, resultantes de ingredientes nutritivos e pouco utilizados. O evento, que acontece ao longo de 11 anos, busca incentivar o aproveitamento integral de cada alimento que compõe a sua mesa, estimulando a criatividade do participante e, claro, combatendo o desperdício. A edição deste ano acontecerá na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, na Quadra Poliesportiva do Sesc Turismo, das 15h às 17h.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – Brasil) divulgou dados revelando que 28% dos alimentos são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. Informações como essas confirmam a colocação do Brasil como o décimo no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. E os principais descartados desde a produção são as frutas, hortaliças e tubérculos, componentes presentes nas receitas que fazem parte do concurso, uma maneira lúdica de tratar de um assunto tão sério, que, inclusive, afeta o bolso do brasileiro.

As dez receitas produzidas por algumas instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc serão avaliadas por uma banca de jurados convidados, que irão degustar cada alimento, analisando os seguintes critérios: apresentação, sabor, consistência, criatividade, custo/benefício, praticidade e valor nutricional. Ao final, os ganhadores do concurso serão contemplados com premiações doadas pelos parceiros do Programa.

Esta iniciativa do Sesc busca fomentar o melhor uso dos produtos, com a utilização das partes “não convencionais”, como os talos, folhas, sementes e até as sobras de preparações. Além disso, incentiva a criatividade, ao propor adaptações de receitas com o que se tem em casa, proporcionando a redução dos gastos com alimentação ou mesmo a opção por alimentos com maior qualidade nutricional, resultando em um prato balanceado.

A coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc no Maranhão, Roberta Ribeiro, ressalta que  a gastronomia sustentável é uma tendência mundial, não se trata apenas de ‘moda’ para agradar a um público politicamente correto. “Ela também é uma forma inteligente de evitar desperdícios e gerar economia a partir dos mesmos insumos e matérias-primas. E é baseado nesse conceito que o Programa realiza o concurso, finalizando a programação de ações educativas desenvolvidas durante todo o ano com as entidades sociais beneficiadas pelo Banco de Alimentos.

Receitas concorrentes:

Geleia de tamarindo – Jardim de Infância Trenzinho do ABC
Geleia de abacaxi com pimenta – Jardim de Infância Trenzinho do ABC
Torta de pimentão – Instituto Sócio Educacional Jesuína
Geleia de pimentão – Instituto Sócio Educacional Jesuína
Farofa de vitamilho – Creche São Raimundo
Abacaxi recheado – Associação Clube de Mães Turu
Torta da casca de banana – Creche Escola Renascer para o Futuro
Torta de mamão verde – Creche Escola Renascer para o Futuro
Torta de repolho – Creche Escola Cantinho da Criança
Torta salgada nutritiva  – Clube de Mães Caiane Mateus

Informação: Sesc MA 

0 comentários:

Postar um comentário