terça-feira, 16 de outubro de 2018

As obras do Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor, localizado no bairro do Calhau, avançam em ritmo acelerado. Nesta quinta feira (11/10), o Governador Flávio Dino e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, visitaram o local para acompanhar a evolução das intervenções urbanísticas no espaço com previsão de entrega da primeira etapa do equipamento público ainda este ano.

“Este é um trabalho feito com muita responsabilidade, pois o parque terá áreas que foram violadas, recuperadas. Estamos empenhados para entregar a primeira etapa até o final de 2018 e mais duas em 2019”, disse o governador.

O Parque Estadual tem um total de 120 hectares de área e desta, cerca de 44% está degradada.  A construção será realizada em 7 hectares da área deteriorada, e todo o restante será recuperado e reflorestado.


“Vamos recuperar essas áreas e assim, preservar a Unidade de Conservação. O parque já sofreu devido à quantidade de queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça. Agora esta realidade já mudou”, disse o secretário Marcelo Coelho.

O Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual nº 10. 455/2016 estabeleceu uma nova categoria ao local, a de Parque Estadual, que agora recebe intervenções nas áreas identificadas no zoneamento do Plano de Manejo 2017 como degradadas. Exatamente nessas áreas que a SEMA vem atuando.

“Após concluída a obra, o espaço contará com praças, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, parques infantis, academias, campo de futebol gramado, campo de beach soccer, quadras poliesportivas, quadra de tênis, quadras de futevôlei e espaços de convivência. Este é o nosso trabalho, pois estamos recuperando aquilo que foi violado pela ação do homem, além de todas as áreas que citei, ainda vamos fazer o reflorestamento de mais de 400 espécies nativas, tudo aliado a lazer, preservação e bem estar”, destacou o titular da SEMA.

Parques Ambientais

Já foram entregues à população, o Complexo Ambiental da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, em São Luís; o Parque Ambiental de Codó e o Parque Centenário de Balsas.

Além do Parque Estadual do Sítio do Rangedor, ainda, estão em construção os parques ambientais de Bacabeira (em fase de conclusão), Timon, Anapurus e Arari. Em planejamento, os parques de Vila Nova dos Martírios e Brejo.

Todos os parques estão sendo construídos de forma a garantir a preservação ambiental da vegetação nativa e ecossistema natural.

0 comentários:

Postar um comentário