segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Artigo do governador Flávio Dino

O fofão, a maisena e os estandartes fazem parte da memória afetiva de todos nós que brincamos os carnavais do Maranhão, vivendo a alegria dessa festa. O maranhense é apaixonado pelo Carnaval, que celebra a seu modo, na capital e em outras cidades, em blocos de rua, clubes, com samba ou marchinhas. No entanto, essa paixão andou meio em baixa há alguns anos atrás, por políticas equivocadas. Neste período mais recente, o espirito carnavalesco voltou a tomar as ruas do Maranhão. Os azulejos voltaram a assistir à tomada do nosso Centro por blocos de foliões de todas as idades, ritmos e gostos. E a Madre Deus está recebendo inédito programa de recuperação das sedes dos seus grupos culturais.

Este ano teremos uma programação de um mês inteiro do Pré-Carnaval. Serão quatro finais de semana com eventos que agitarão nossa capital e vão gerar oportunidades de renda para milhares de famílias. Em São Luís, são 3 circuitos principais: Praia Grande, Madre Deus e a Beira Mar, com mais de 300 apresentações culturais.

O Carnaval também já está preparado. Teremos a Madre Deus e a tradicional Passarela do Samba, esta organizada pela prefeitura. De domingo a terça, a folia também estará no novo circuito da Beira Mar, onde dezenas de blocos irão desfilar, alguns com atrações de outros estados. No domingo, o grupo Lamparina vai receber Chico César e Lucy Alves. Na segunda-feira, é a vez da banda Criolina receber Moraes Moreira e de Gargamel com Tatau, do Araketu. O Carnaval encerra com Flávia Bittencourt recebendo Vanessa da Mata e o grupo Argumento recebendo os sambistas Arlindinho e Dudu Nobre.

Tenho certeza de que este ano receberemos ainda mais visitantes, batendo os recordes de anos anteriores. Um ganho importante que ativa toda a extensa cadeia econômica do turismo, que vai de restaurantes e hotéis, até artesãos e pequenos comerciantes ambulantes. Nesse sentido, o Carnaval é um investimento que fazemos. Não só para a alegria de todos, mas para a economia maranhense em tempos de tão grave crise nacional.

Vamos todos curtir e pular o pré-carnaval e o Carnaval. Sempre respeitando a todos, sem violência, sem assédio e sem embriaguez na direção de veículos.

Fonte: ma.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário