terça-feira, 26 de março de 2019

BANCO DE OPORTUNIDADES – De 01 de fevereiro a 14 de março, o Senac, por meio do Banco de Oportunidades (BAOPO), recebeu 93 solicitações para o encaminhamento de egressos da Instituição às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras que entraram em contato recrutando.

Atuando desde o final de 2016 com o objetivo de possibilitar aos ex-alunos do Senac o encaminhamento para o mercado de trabalho, o setor também é responsável por oferecer à classe empresarial maranhense uma fonte eficaz de recrutamento de profissionais que respondam às suas exigências. “Recomendaria a todas as empresas usar essa ponte. Para o Senac, ter essa prática aumenta a responsabilidade da qualidade do curso ofertado. Para as empresas, facilita o processo de busca, e para os alunos é a recompensa pelo esforço investido na aprendizagem”, disse a diretora da InterMídia Comunicação Integrada, Danielle Vieira.

O BAOPO também oferece o serviço de orientação profissional a fim de colaborar com a melhor inserção dos candidatos no mercado. “O Banco foi o principal responsável por eu ter ingressado no mercado de trabalho, acho que a importância dele é indescritível, principalmente para quem não tem nenhuma experiência profissional. A qualidade do setor é excelente, além das indicações constantes para vagas de emprego, também nos auxiliam em coisas importantes como a montagem do nosso currículo. Então, definitivamente, é um programa que faz muita diferença para quem está querendo ingressar no mercado de trabalho”, comenta o ex-aluno do Senac, Carlos Eduardo Batista Silva, hoje funcionário da empresa InterMídia Comunicação Integrada.

Gemma Galgani, Hospital de Referência Oftalmológica (HRO), Cattan, Oak Wine, Alameda Trinta, InterMídia e Oficina de Bolos figuram entre as empresas locais que procuraram os serviços do BAOPO durante o primeiro trimestre do ano. “Acho sempre muito produtivo uma entidade atuar como uma ponte entre o seu aluno e o mercado de trabalho. Quem atua nesse sentido mostra que realmente se importa com o futuro do seu cliente, que no caso do Senac, seria o sucesso profissional dos alunos egressos de seus cursos. Essa prática não é uma obrigatoriedade e vai muito além do curso contratado e ofertado, mas é isso que gera mais valor nesse aluno e entidade. Acho que o Banco de Oportunidades deve ser implementado sempre, para que não apenas ajude quem busca candidatos e quem busca emprego, mas que seja percebido como um diferencial de valor na oferta do Senac a seus alunos”, afirma a empresária Danielle Vieira.

As profissões mais demandadas durante esse período foram: Cozinheiro, Garçom, Designer de sobrancelha e Depilador. Entretanto, há uma variação dependendo das empresas que entram em contato com o BAOPO. Todavia, o que é possível constatar é que, independente das áreas que os empresários estão recrutando, a procura sempre se baseia em profissionais qualificados e comprometidos com o trabalho que irão desenvolver, por isso é substancial investir em cursos que possibilitem uma diferenciação no mercado de trabalho e que aumentem as chances de uma contratação.

0 comentários:

Postar um comentário