São João do Maranhão 2019

São João do Maranhão 2019

Assembleia Legislativa do Maranhão

sábado, 16 de março de 2019
Em mais uma etapa do programa, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, foram plantas 150 mudas de espécies como ipês, pau-brasil e jacarandá entre a rotatória da Lagoa da Jansen e o retorno que dá acesso à Avenida Litorânea


O Programa São Luís, Cidade Jardim é mantido pela Prefeitura com o objetivo de ampliar a área verde na cidade, transformando espaços públicos em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Assim, dando continuidade às ações do programa, criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, foi feita uma nova ação de paisagismo urbano em trecho da Avenida dos Holandeses. Nesta sexta-feira (15), o plantio de 150 mudas foi realizado entre a rotatória da Lagoa da Jansen e o retorno que dá acesso à Avenida Litorânea. A ação foi coordenada pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur).

A primeira-dama, Camila Holanda, madrinha do Programa São Luís, Cidade Jardim, acompanhou os serviços na manhã desta sexta-feira (15) e falou sobre a importância da ação. "Com iniciativas como essa, a gestão do prefeito Edivaldo avança na área do paisagismo urbano, desenvolvendo serviços que visam promover uma melhor qualidade de vida à população, especialmente às futuras gerações", destacou Camila Holanda.

Para o plantio, a equipe de campo do Impur realizou previamente toda a preparação do solo nos espaços que estão recebendo as mudas de espécies como ipês, pau-brasil e jacarandá. O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca que o trabalho é permanente.

"Incentivados pelo prefeito Edivaldo, temos investido em ações do programa São Luís, Cidade Jardim, contemplando diversos espaços pela cidade, não só com ações de plantio como com o trabalho de manutenção, como a realização de poda das plantas, tratamento das árvores que estejam atacadas por algum fungo ou outras doenças; supressão de árvores, tocos e galhos mortos, entre outros", disse.


Além da Avenida dos Holandeses, outras áreas da cidade serão contempladas com a intervenção paisagística, como a Lagoa da Jansen. Neste sábado (16) será realizado o coveamento na área para que, na próxima semana, sejam plantadas no espaço mudas de árvores de frutas como manga, pitanga, caju, entre outras. Frutíferas serão plantadas também nas alças do viaduto do café. O instituto segue com o trabalho realizando o mapeamento de outras avenidas e espaços a serem beneficiados com a ação.

O projeto de revitalização paisagística já chegou em vários pontos da cidade. O plantio de mudas de ipês e árvores frutíferas já foi realizado em locais como Cidade Operária, Recanto dos Vinhais e no canteiro central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na Via Expressa, um dos principais corredores de trânsito da capital, foram plantadas mais de 600 mudas de ipês, uma das espécies mais utilizadas nos projetos de embelezamento paisagístico da capital maranhense, por se adaptar plenamente ao clima local.


MANUTENÇÃO

O trabalho de plantio está aliado às atividades de manutenção, realizadas pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur) por toda a cidade. O trabalho é realizado especialmente em jardins de canteiros e rotatórias situados nas principais avenidas da cidade. Ao longo deste ano, já foram contempladas avenidas como Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira, do Araçagi e Leste-Oeste, no Cohatrac, onde foram executados serviços de paisagismo em cerca de 2,5 quilômetros de via. 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel