quinta-feira, 16 de maio de 2019
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou lista final das propostas habilitadas no processo de credenciamento para o São João do Maranhão 2019, conforme edital nº 01/2019.


Nesta primeira etapa, que trata da análise documental, 572 atrações foram habilitadas nas seguintes categorias: Banda/Show (160), Bumba-meu-boi (140), Dança regional (129), Tambor de Crioula (79), Forró Pé de Serra (31), Grupos Alternativos (27), Artes Cênicas (5) e Cordel (1).

A partir de agora será iniciada a segunda etapa do credenciamento, quando as propostas passarão por processo de seleção. Os artistas e grupos habilitados serão selecionados levando-se em consideração histórico artístico, representatividade/reconhecimento popular, qualidade artística, criatividade e técnicas e elementos que caracterizam cada modalidade.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de maio.

Programação

O São João do Maranhão, maior festa popular do estado, começa no dia 19 de junho e se estende até o dia 30, nos arraiais oficiais do Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado – Calhau), Praça Maria Aragão (Beira Mar), Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís).

O festejo acontece ainda nos arraiais dos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho), que contam com apoio do Governo do Estado.

Outra atração que já faz parte do calendário junino são as festas Encontro de Gigantes (7 de junho), Festival de Zabumbas (12), Encontro de Danças Portuguesas (28), São Pedro (29), São Marçal (30) e Encontro de Miolos de Boi (2 de julho). Os eventos também receberam apoio do Governo do Estado.

O São João do Maranhão em Imperatriz está previsto para o período de 12 a 15 de junho, tendo como palco a Avenida Beira Rio, um dos cartões-postais e principal ponto de lazer da cidade.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário