terça-feira, 28 de maio de 2019

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do setor de Gestão de Qualidade e Vigilância em Saúde, realiza nesta terça-feira, 28, um seminário em alusão ao Dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna. O evento acontece no auditório do 4° andar da Unidade Materno Infantil, com uma série de atividades, como mesa-redonda, palestras e panfletagem. Este ano, a campanha do HU-UFMA tem como temática ‘Qualidade na assistência: prevenindo os riscos de mortalidade materna, fetal e infantil’.

Segundo a enfermeira Vaneça Figueiredo, do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, a data visa promover um debate a nível nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher. “Além de fortalecer a necessidade de melhores políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes”.

Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aponta que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo.

Em 115 países, as principais disfunções maternas causadoras de morte são por hemorragia grave (27%), hipertensão na gestação (14%), infecções (11%), parto obstruído e outras causas diretas (9%), complicações de abortos (8%), e coágulos sanguíneos (3%).

As palestras abordarão, entre outros, assuntos: Indicadores de mortalidade materna, fetal e infantil, evitabilidade dos óbitos analisados pela CPMMFI e suas ações; Demanda judicial da mortalidade materna no Estado do Maranhão em comparação com o país; Mortalidade materna e fetal: prevenindo os riscos; Causas da mortalidade infantil precoce: reflexos da qualidade de assistência; Dificuldades na referência e contra referência dos pacientes admitidos na UCI Pediátrica; Rede Cegonha: aplicabilidade nas maternidades de São Luís/MA; Boas Práticas na Atenção Primária para redução da mortalidade materna: Unidade Básica de Saúde do Turu e Maternidade Maria do Amparo; e Boas Práticas desenvolvidas pela rede estadual de saúde para redução da mortalidade materna e infantil.

0 comentários:

Postar um comentário