quinta-feira, 13 de junho de 2019

Centenas de pessoas estiveram reunidas, nesta quinta-feira (13), no Teatro Zenira Fiquene, para promover a inclusão no X Festival Estadual Nossa Arte, realizado pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapae-MA) do Maranhão e apoiado pelo Governo do Estado. A mesa de abertura contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, representando o governador Flávio Dino. 

“É com muita alegria que apoiamos o movimento das Apaes no Maranhão e ver todos reunidos aqui nos deixa feliz. A sociedade reconhece o papel das Apaes e aposta nelas como um espaço não estatal de apoio à saúde e às pessoas com necessidades especiais. Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado dobrou o número Apaes apoiadas. Antes eram 16 e hoje 32”, destacou o secretário Carlos Lula. 


O evento, que acontece até esta sexta-feira (14), busca a promoção da arte como forma de desenvolvimento e de estímulo à aprendizagem dos deficientes, além da congregação e intercâmbio entre pessoas com diferentes deficiências. Como também é um concurso, as apresentações ganhadoras em cada modalidade participarão da edição nacional do festival, em Manaus. 

“O Festival Nossa Arte tem que ficar para a história, porque através da arte fortalecemos a bandeira da inclusão, do verdadeiro espírito do movimento. É um momento único”, comentou o presidente da Feapae-MA, Enílson Santos. 


A adolescente Dandara Ruana, 14 anos, compunha a delegação da Apae de Estreito. Ela estava competindo na categoria Artesanato. Para ela, o momento era de empolgação. “Trouxemos tapete, almofada e outras coisas. Fico alegre quando olham meu trabalho. Estou achando tudo bom, estou ansiosa para ver as apresentações de dança”, disse.

Também participaram da abertura a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeíse Pereira; o diretor social da Apae-Brasil, William Ferreira; e o presidente da Apae-São Luís, Sebastião Vanderlan de Almeida Rolim.

Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário