sexta-feira, 12 de julho de 2019
O resultado da pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão é reflexo positivo de investimentos da gestão do prefeito Edivaldo nas áreas de turismo e cultura


O São João de São Luís 2019, realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, atraiu multidões para os arraiais espalhados por toda a cidade. O Observatório do Turismo do Maranhão aponta que 93,49% dos turistas aprovou o período junino na capital maranhense. Esse resultado é reflexo positivo de investimentos da gestão do prefeito Edivaldo nas áreas de Turismo e Cultura.

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 23 e no período de 27 a 30 do mês de junho, por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o Governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados mostram que 50% dos entrevistados classificaram a sua experiência como excelente, 25% como muito boa, 17% boa, 3% regular e apenas 0,3% responderam ruim.

Em relação aos lugares visitados, o cenário mudou em relação a outros períodos festivos, como o Carnaval de 2019. Os entrevistados visitaram mais o Centro Histórico (42%), praias (14%), Praça Deodoro (11%) e Espigão Costeiro (8%). Durante o carnaval, o público visitou mais as praias de São Luís (30%), seguidas do Centro Histórico (28%), Praça Deodoro (15%) e Espigão (9%).


A maioria dos turistas chegou na cidade por meio de avião (61%), seguido por ônibus (21%) e carro (13%). A maior parte dos entrevistados esteve na capital a lazer (64%). A maior parte dos turistas veio da região Sudeste (38%), sendo São Paulo o maior estado emissor de turistas durante o período. Também recebemos turistas do Nordeste (29%), Norte (13%), Sul (9%) e Centro-Oeste (5%).

A secretária municipal de turismo (Setur), Socorro Araújo, considera este resultado muito significativo para a capital maranhense. "Nós trabalhamos o ano inteiro para atrair mais pessoas para a cidade. O nosso maior objetivo é movimentar a economia de São Luís com todos os visitantes que chegam para conhecer a nossa cultura. Observar os resultados positivos, os turistas gostando da nossa cidade, é mais um fator que pode atrair ainda mais pessoas", explica.

RECEPÇÃO

Durante o São João, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Infraero e a Secretaria de Estado do Turismo, promoveu a Operação Boas-vindas no Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado. O objetivo principal da ação foi apresentar a cultura da cidade e informar sobres as programações que estavam disponíveis durante os períodos festivos. Foram dois dias de recepção ao público que chegou para aproveitar as festas juninas na capital. A ação também integra a política de incentivo ao turismo implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.


PROMOÇÃO DE SÃO LUÍS

Desde o início de 2019, a Setur levou a cultura e a gastronomia da cidade para lugares chave para fortalecer o turismo. Foram realizados grandes de promoções em eventos em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, além de realizar a divulgação da cidade por meio dos perfis oficiais do turismo Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis).

0 comentários:

Postar um comentário