segunda-feira, 1 de julho de 2019
Uma parceria entre o Governo do Maranhão e a Vale viabilizará novos investimentos nas áreas de Educação, restauro do Patrimônio Histórico de São Luís, Saneamento e Segurança Pública. O evento de assinatura do protocolo de intenções entre as partes acontecerá nesta terça-feira (2), momento em que os valores e detalhes serão anunciados.

A aplicação dos recursos será direcionada para a construção e reforma de escolas, apoio à qualificação de professores e educação da rede pública, melhoria do saneamento básico e restauro de prédios no Centro Histórico da capital. As obras devem ser iniciadas ainda este ano. A parceria também inclui doação da Vale ao Corpo de Bombeiros do Maranhão, em reconhecimento aos serviços prestados pela corporação à população do Estado.

"Nós acreditamos que os investimentos públicos são fundamentais, porém, eles não são os únicos. As parcerias privadas também são essenciais para que as boas ideias floresçam", ressaltou o governador Flávio Dino.

Com os investimentos em educação previstos na parceria com a mineradora, será possível ampliar o programa Escola Digna, com a construção e reforma de escolas, além de incrementar os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), que também serão contemplados com a implantação de 12 novos laboratórios nas unidades de São Luís (Centro e Itaqui-Bacanga) e Santa Inês.

Com foco estruturante, a Fundação Vale atuará com projetos ligados à promoção do livro e leitura e ainda na formação de professores para melhorar a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A melhoria na qualidade da gestão da educação e nos processos de alfabetização é um o compromisso de uma rede de parceiros, formada por instituições especializadas e dedicadas. Fazem parte dela: Governo do Maranhão, Associação Cidade Escola Aprendiz, Ação Educativa, Instituto Avante, Instituto Formação, INAF, IPTI, Falconi, Movimento Todos pela Educação, Vale e Fundação Vale.

"Com esta parceria o Governo continua a dar oportunidades que muitos não tiveram e estimula que o sonho se torne realidade, chegando onde as pessoas mais precisam, nos lugares mais longínquos do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A partir da assinatura do protocolo de intenções, alguns prédios do Centro Histórico da capital também serão recuperados, sob a ótica do programa Nosso Centro, programa que pretende levar à área um conjunto de ações estruturantes para promover ainda mais o turismo, movimentar a economia e valorizar a região. “A viabilidade dos investimentos no centro da capital também ocorrerá através destas parcerias. A atuação do estado na região tem sido intensa, de modo a tornar a área referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural”, frisou Rubens Pereira Júnior, secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

“A história da Vale no Maranhão é marcada por parcerias e investimentos. Nosso compromisso com as pessoas daqui se renova há 33 anos porque a gente acredita que os resultados da empresa só serão bons se também forem acompanhados de geração de valor para os maranhenses. Estamos felizes com essa parceria porque são investimentos em áreas importantes para o governo, para a Vale e principalmente para quem vive ou visita o estado”, afirmou o diretor-executivo de Relações Institucionais da Vale, Luiz Eduardo Osorio.

Saneamento e Segurança pública

Ainda como parte das ações da parceria serão feitos investimentos para melhorar o saneamento básico de São Luís. A ideia é elaborar um diagnóstico de saneamento para a capital, de modo a identificar as regiões da capital que necessitam de melhorias nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população.

E para aumentar a capacidade de combate à criminalidade ao longo da Estrada de Ferro Carajás, a Vale irá ceder imóveis da empresa, em regime de comodato, à Secretaria de Estado da Segurança Pública para que as Polícias Civil e Militar instalem bases operacionais, administrativas, centros de treinamento e alojamentos. Os imóveis estão localizados nas cidades de Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca.

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário