quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Quem passa as férias no Maranhão sabe que pode encontrar belezas naturais, história e cultura como atrativos garantidos. No último mês de julho, entre tantas opções, os museus e casas de cultura do estado também estiveram em alta, recebendo mais de 80 mil visitantes.

Com acesso gratuito, horário diferenciado e programação especial, o público visitou museus, teatros, bibliotecas, centros de pesquisa e outros espaços culturais mantidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

“É nosso objetivo intensificar a visitação pública nas casas de cultura, divulgar a diversidade dos acervos e ampliar essa relação com a sociedade”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Para além de preservar a memória e a tradição, os museus “favorecem o aprendizado, despertando a curiosidade das novas gerações e estimulando a reflexão”, acrescentou.

Entre os espaços mais visitados no mês de julho estão o Palácio dos Leões, a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Casa do Maranhão, o Museu do Reggae, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, a Casa do Tambor de Crioula, o Museu Histórico e Artístico. Nos museus a presença dos turistas representou mais da metade dos visitantes.

Além do rico acervo e diversidade de expressões artísticas, outro fator que impulsionou as visitas nos museus foi uma série de eventos e atrações culturais realizadas no mês de julho. Programas como Mais Cultura e Turismo, Colônia de Férias na Biblioteca, exposições, oficinas, rodas de conversa e atrações culturais movimentaram as casas durante o mês.

Um facilitador para o visitante que deseja conhecer os museus do estado é o sistema ‘Circuito de Visita Cultural’, disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura, www.cultura.ma.gov.br. Por ele é possível fazer agendamento online para grupos de visitantes.

O sistema compreende 18 equipamentos divididos em oito circuitos pré-definidos. Ao realizar o agendamento online, basta escolher o circuito, dia, horário e número de pessoas incluídas na visitação. Para agendar as visitas é só acessar o site da Sectur http://www.sectur.ma.gov.br/ ou ir direto no link cultura.ma.gov. br/circuitocultural.

Informações sobre todas as casas de cultura podem ser encontradas no site da Secma e nas redes sociais. Lá o interessado tem um breve histórico das casas, dados sobre o acervo, endereço e horários de visita.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário