Assembleia Legislativa

quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Ação faz parte do "Agosto Dourado", mês destinado ao incentivo à amamentação exclusiva até o sexto mês de vida

Nesta sexta-feira, 02, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), por meio da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais (UCIP), em parceria com a Sociedade Maranhense de Pediatria, realizará uma atividade de conscientização a respeito dos efeitos do leite materno para a saúde do bebê, no hall do 3° andar da Unidade Materno Infantil, às 10h. Com o tema “Empoderar mães e pais – favorecer a amamentação”, o evento vai oferecer palestra, apresentação do projeto “Amamentação Salva Vidas” e relato de mãe de bebê prematuro.

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido.  Contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate a anemia. Até os seis meses de vida o bebê não necessita de qualquer outro tipo de alimentação

Para a neonatologista e chefe da UCIP, Marynéa Vale, os benefícios não são exclusivos ao bebê. “Os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. E quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. Peço que as mães, além de amamentar, também doem leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno. O suporte familiar também é muito importante, em especial as mães de prematuro”.

Banco de Leite Humano do HU-UFMA

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

0 comentários:

Postar um comentário

Abih

Abih

Fiema

Pousada do Buriti

Yes

Duvel