quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O ano letivo já foi retomado nas escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. Em muitas das unidades escolares as atividades recomeçaram nesta quarta-feira (31), as demais retornaram as aulas nesta quinta-feira (1º).

Nos Centro Educa Mais houve acolhida para receber os estudantes, ação que faz parte da metodologia de trabalho dos Centros Educa Mais, onde educadores e estudantes preparados para serem ‘Jovens Protagonistas Acolhedores’ recebem os colegas. É uma forma de dizer aos estudantes que eles são bem-vindos e que a escola está de braços abertos para acolhê-los com seus projetos de vida.

No Centro Educa Mais Dom Ungarelli, na cidade de Pinheiro, a acolhida movimentou a escola e preparou os estudantes para um recomeço entusiasmado. “A gente retorna às aulas e encontra tudo organizado, tudo bem feito para receber os alunos, para que a gente possa se sentir bem no ambiente escolar. Fomos tratados muito bem, com um bom dia, um abraço de acolhimento. Isso é muito bom”, disse o estudante Tiago Lopes Mendes.

Aqui em São Luís, no Centro Educa Mais Estefânia Rosa, Escola de Tempo Integral da rede estadual de ensino, no bairro Turu, os estudantes foram recebidos com música, cartazes de boas-vindas, frases motivacionais e de incentivo aos estudos.

“Nessa volta às aulas estou cheio de expectativas para concluir meu ano letivo e que eu possa realizar. Eu estou muito feliz de poder voltar a essa rotina da escola, das eletivas, dos estudos orientados, que tem muito a acrescentar à vida estudantil”, disse o estudante Caio Fabrício Leite da Cruz.

“É um momento especial porque eu estou retornando firme e forte para rever o conteúdo, rever os meus projetos de vida. Eu estou muito feliz com os estudos orientados, que eu passei as férias planejando e agora vou colocar em prática”, disse a estudante Diana Mendes Serra, protagonista formadora e líder de turma.

“Nós queremos que os nossos estudantes se sintam acolhidos e motivados a retornarem à sala de aula prontos para aprender. Estamos iniciando o segundo semestre letivo, e mais uma vez, focados no aprendizado dos nossos jovens, focados em promover uma educação de resultados, não só em números, mas na qualidade do ensino, para que possa ser, de fato transformador”, disse o Secretário Felipe Camarão, que continuou: “Estamos percorrendo as Regionais de Educação e levando essa mensagem aos nossos gestores escolares: A revolução que desejamos para a educação do Maranhão passa por todos nós que fazemos o ensino nesse estado, do secretário às pessoas que cuidam da limpeza do prédio escolar, todos são parte dessa estratégia de construir uma Educação de sucesso”, concluiu.

Foco no Enem


No Educa Mais João Francisco Lisboa, as aulas recomeçaram desde quarta-feira (31) e os alunos voltaram cheios de energia e empolgação, com desejo de matar a saudade dos amigos e professores, mas, também, focados nos estudos e no Enem, que está batendo à porta. “É muito bom rever os amigos, rever os professores e matar a saudade, além de focar as energias no Enem e nos outros vestibulares que vêm por aí”, disse Juliana Sousa, estudante do 3º ano do Cejol.

“É bom voltar às aulas porque, além de rever os colegas, voltar ao convívio, a gente volta à nossa rotina de estudos, porque ficar em casa já estava chato, e além disso, a gente tem que focar no Enem”, Alana Serra Araújo, 3º ano do Cejol.

“A volta às aulas é hora do abraço com os amigos, de matar saudade, mas, também de concentrar as energias no Enem e nos vestibulares. O ‘Terceirão Não Tira Férias’ foi legal e agora vêm os Aulões Mais Ideb. Será um período bem intenso”, disse Lara Beatriz Pinheiro, 3º ano do Cejol.

0 comentários:

Postar um comentário