sexta-feira, 23 de agosto de 2019
A segunda edição do Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás trouxe um olhar técnico aprimorado sobre o tema sustentabilidade e digitalização dos negócios com foco no turismo.


Mirinzal - Cerca de 400 integrantes do trade turístico da região do Litoral Ocidental Maranhense vivenciaram uma completa imersão no universo do turismo durante esta semana. Empresários, artesãos, gestores públicos, estudantes, representantes de agências de viagem, guias turísticos e donos de receptivos, participaram de 20 a 22 de agosto na cidade de Mirinzal da segunda edição do Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás, uma iniciativa do Sebrae Maranhão, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Mirinzal.

Essa é a segunda edição do seminário e assim como em 2018 ele foi um sucesso. Centenas de stakeholders do desenvolvimento turístico estiveram reunidos, para que eles, que são os principais interessados no assunto, pudessem discutir o turismo na região.

“O Sebrae é apenas o indutor dessa discussão, apoiando, capacitando e promovendo um ambiente favorável para que esses pequenos negócios se desenvolvam. Ver que o empresariado local e os demais interessados no assunto atenderam o nosso convite, nos deixa muito feliz enquanto instituição, mas multiplica a nossa responsabilidade quanto ao desenvolvimento do turismo na Floresta dos Guarás” garantiu o coordenador estadual de turismo, cultura e eventos do Sebrae no Maranhão, Luis Walter Muniz.


Foram três dias intensos de programação envolvendo palestras, mesas redondas, visitas técnicas e oficinas. O seminário teve início com a palestra proferida pelo representante da Costa do Delta do Parnaíba e secretário municipal de turismo de Ilha Grande no Piauí, Adilson Castro, que se tornou uma referência no eco turismo nordestino graças ao trabalho implantado no seu município. Na ocasião ele compartilhou as experiências sobre o ordenamento turístico que foi necessário para que a região despontasse no segmento para todo o Brasil e o mundo.

“O nosso objetivo foi trazer um pouco da nossa experiência e do nosso aprendizado com erros e acertos obtidos em nossa região, para assim contribuir com o desenvolvimento do turismo aqui da Floresta dos Guarás. A região é linda e possui inúmeros atrativos que podem ser explorados, por isso é tão importante esse trabalho que o Sebrae está realizando aqui, capacitando e preparando o empresariado e o poder público local para este volume de visitantes, que eu tenho certeza que não demoram a chegar”, afirmou Castro.

PROGRAMAÇÃO


A programação de capacitações seguiu durante todo o primeiro dia de evento, com mesas redondas e palestras que discutiram diversos assuntos, entre eles, os próximos desafios que a região precisa enfrentar para garantir o desenvolvimento do turismo e as estratégias necessárias para que esse objetivo seja de fato alcançado.

Novidade - A novidade este ano ficou por conta da realização da primeira edição do Guarás Digital Day, que discutiu os benefícios da utilização do marketing digital para os pequenos negócios, destacando a importância da existência digital desses negócios para a sua sobrevivência no mercado.

Redes Sociais e ferramentas de monitoramento, impulsionamento, divulgação e gestão online de pequenos negócios, foram apresentadas durante a oficina, sendo trabalhadas as suas funcionalidades e aplicações dentro das empresas.

Palestras que englobaram discussões sobre o turismo de base comunitária, com o relato de uma experiência oriunda do estado do Pará, em um projeto de desenvolvimento promovido pelo Sebrae na região de Santarém, no oeste do estado, fizeram parte da programação técnica. As oportunidades de negócios para o turismo nas áreas protegidas e a possibilidade do artesanato como forma de geração de renda para as comunidades tradicionais, também foi pauta do evento.


O II Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás contou com a participação do Secretário Adjunto de Estado do Turismo, Hugo Paiva, que além de prestigiar o evento, palestrou sobre a experiência bem sucedida do Governo do Estado na promoção do São João 2019.

“O Sebrae e o governo do estado são parceiros em diversas ações, o turismo é uma delas, nós acreditamos no potencial dessa região, mas sabemos também que ela ainda tem muito o que evoluir e é nesse sentido que estamos nos fazendo presente, para auxiliar no que for necessário para que o turismo na região cresça e aconteça de fato como deve ser”, afirmou Paiva.

Caravanas de diversas cidades que integram o Polo Floresta dos Guarás compareceram ao seminário trazendo experiências e produtos do artesanato local para exposição. “Essa foi uma forma de valorizarmos o potencial artístico que o Litoral Ocidental, que oferece riquezas não apenas para o turismo da região, mas para todo o estado e país”, enfatizou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

VISITAS TÉCNICAS


No segundo dia, a programação foi inteiramente voltada para as visitas técnicas, onde integrantes do trade turístico, jornalistas, digitais influencers e estudantes de turismo e hotelaria puderam conhecer os encantos históricos e naturais da cidade centenária de Guimarães.

O grupo realizou uma visita guiada que passou por antigos engenhos de cana de açúcar, que durante muitos anos sustentaram a economia local com a produção de açúcar e cachaça, fazendas centenárias e suas ruínas, balneários de água doce e cristalina e city tour pelas ruas seculares do município, conhecendo seus prédios históricos, personalidades e um pouco mais da história local.

O dia de visitas foi encerrado com uma trilha que levou os participantes até a paradisíaca praia de Atins, mundialmente conhecida como local do naufrágio do navio que levou a morte do poeta Gonçalves Dias.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário