quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Iniciativa terá a missão de fortalecer as instituições públicas em defesa dos patrimônios brasileiros


O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou, nesta quarta-feira (04/09), na Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional. De iniciativa do deputado federal, Hildo Rocha, a proposta da Frente é apoiar e fortalecer as instituições federais, estaduais e municipais responsáveis pela defesa da memória do país. Além disso, ela irá acompanhar, no Congresso Nacional, a tramitação de propostas que aprimorem a legislação da área.

Em seu discurso, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a importância da frente para a valorização da história do país, e consequentemente, o desenvolvimento do turismo nacional. “A frente vem num momento muito importante ao turismo nacional. Digo isso, devido a alguns avanços que o setor vem alcançando nesses últimos meses. Ela será fundamental para que possamos aprimorar ainda mais esses patrimônios e, consequentemente, o número de turistas em nosso país”, celebrou.

Álvaro Antônio ainda recordou que o presidente, Jair Bolsonaro, assinou em abril deste ano, o decreto que institui a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural. “Portugal já tem adotado essa medida muito bem, tornando esses imóveis em destinos turísticos e tem dado certo. E é o que pretendemos fazer aqui no Brasil”, finalizou.

Acompanhe o lançamento completo no nosso Twitter.

De acordo com dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Brasil conta hoje com 22 patrimônios culturais e naturais. Recentemente, as cidades de Paraty e Ilha Grande foram reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Misto do Brasil. O título foi o primeiro do país deste tipo. Com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa bem conservada, a área forma o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica e é cercada por quatro áreas de conservação ambiental, além de ser palco de um dos principais centros históricos e culturais do país.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário