segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Secretários do Turismo dos estados do Nordeste aprovaram um plano de promoção conjunta e uma agenda integrada da região para o setor. A resolução foi aprovada nesta quinta-feira (26) após encontro dos gestores na 47ª edição da Feira de Turismo da Abav, realizada até sexta-feira (27) em São Paulo. Participaram da reunião os Secretários Fausto Franco (BA), Rodrigo Novaes (PE), Catulé Júnior (MA), Arialdo de Mello Pinho (CE), Sales Neto (SE), Carina Câmara (PI), Aninha Costa (RN) e a Presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

Representante da Bahia, o secretário Fausto Franco disse que a proposta é promover os atrativos do destino Nordeste, buscando mais investimentos e estruturação para o setor. “A ação faz parte do Consórcio Nordeste, onde os estados já estão atuando em outras áreas”, conta.

Recentemente, a Bahia, que lidera a atração de visitantes na Região, com um fluxo de 8 milhões de turistas vindos de outros estados e do exterior, adotou um programa ousado de renúncia fiscal para incentivar a operação de novos voos. Até 2020, a iniciativa vai propiciar 215 novos voos ligando o Estado a outros polos emissores no Brasil, sobretudo São Paulo e Minas Gerais, dois dos principais mercados para o turismo baiano. A ampliação da malha aérea vai abrir 1,8 milhão de novos assentos para os destinos da Boa Terra.

Com esta iniciativa, o Estado faz renúncia de R$ 15 milhões em um ano, com isenção de taxas no querosene de aviação, por outro, prevê a entrada de R$ 900 milhões e um número de 768 mil passageiros.

Para o Vice-presidente do Fornatur/Nordeste e Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a criação do grupo é de suma importância para o desenvolvimento da Região. “A reunião dos nossos estados é de grande importância para criar ações conjuntas no âmbito político, como também vendendo o Nordeste como destino único. Essa ação vem seguindo os laços existentes no Consórcio do Nordeste criado com todos os governadores da região”, pontuou Novaes.

Titular da Setur do Maranhão, Catulé Jr, o Nordeste é mais que turismo de sol e mar. “Temos diversos roteiros e é inegável a nossa potência no turismo, portanto essa união de forças entre os nove estados vai possibilitar um plano de ações alinhado de forma estratégica e conjunta” afirmou o secretário.

A próxima reunião está marcada para o dia ‪13 de novembro, em Fortaleza, quando será assinada uma carta aberta para informar aos órgãos competentes e a sociedade as articulações do grupo.


Estados buscarão o MTur

A ação pretende demandar também do governo federal. “Ressalto a importância dessa união, não só para as ações de promoção, como também para facilitar nosso acesso ao Ministério do Turismo. Queremos colocar em pauta nossas demandas de maior importância para o Nordeste brasileiro e também conseguir espaços de mais visibilidade para promoção dentro da Embratur em feiras internacionais”, exemplificou a gestora do Turismo no Piauí, Carina Câmara.

Informação: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário