segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Nesta terça-feira (01), o governador Flávio Dino sancionará o Sistema Maranhense de Museus (SIMM), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, às 17 horas. O sistema tem como finalidade promover a articulação, a mediação, a qualificação e a cooperação entre as instituições museológicas existentes no Estado do Maranhão, públicas ou privadas, respeitadas sua autonomia jurídica administrativa, cultural e técnica.

Dentre os principais objetivos dessa ferramenta, estão dinamizar a interação e articulação entre os museus de todo o estado; aperfeiçoar a assistência e apoiar com mais eficiência os projetos museológicos aos aparelhos cadastrados; desenvolver ações, projetos e programas de capacitação de recursos humanos destinados à área museológica para o funcionamento adequado dos museus e estimular a participação da iniciativa privada na alocação de recursos que possam garantir o aprimoramento e a manutenção do Sistema.

O Sistema Maranhense de Museus será gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do Museu Histórico e Artístico do Maranhão — MHAM. O SIMM será integrado ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM), instrumento lançado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Considera-se instituições museológicas que podem integrar o SIMM museus ou entidades afins, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, com acervos abertos ao público, que adquirem, pesquisam, conservam, comunicam, expõem e divulgam o patrimônio material e imaterial do ser humano e de seu meio ambiente, para fins culturais, educacionais, científicos, de preservação e de lazer.

Entre as instituições museológicas vinculadas à Secma estão a Casa do Maranhão; Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; Casa de Cultura Josué Montello; Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão; Museu do Reggae; Museu Histórico de Alcântara; Casa do Tambor de Crioula; Casa do Divino Espírito Santo de Alcântara, Forte Santo Antônio (Museu das Embarcações e Museu da Imagem e do Som); Casa de Nhozinho; Palácio dos Leões; entre outros equipamentos culturais.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário