segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O cantor e compositor Zeca Baleiro será  homenageado na Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio da indicação da deputada estadual Daniella Tema (DEM), com a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, honraria que reconhece o trabalho de um artista maranhense em favor da cultura do Estado. A sessão solene acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de outubro, no Plenário Nagib Haickel.

Para a deputada Daniela Tema, o cantor é um grande incentivador e defensor da cultura maranhense. “É sensível a nossa diversidade cultural e levou os ritmos e sons do Maranhão para o mundo conhecer”, enfatizou.

Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. No inicio da carreira participava de com seus amigos das festas populares na intenção de entender as linguagens. Bumba-meu-boi e tambor de mina são duas das tradições que vieram a servir como matéria prima para o diálogo com rock, hip-hop.

A infância no interior do Maranhão, em Arari, todas as brincadeiras de rua envolviam música. Ele cresceu com as lendas do Rio Mearim (hoje famoso pelo surf na pororoca). O Maranhão tem inumeros ritmos. “A gente ia dormir e ouvia os terreiros do outro lado do rio”, lembrou o cantor.  Esse imaginário é parte integrante de sua obra. “ A minha música não é regional, quem é regional sou eu. Ela quer dialogar com o mundo”, complementou.

Recentemente, Zeca apresentou em São Luís, o show “Zoró Zureta” que tem classificação etária livre, e traz a musicalidade já conhecida do artista, agora especialmente pensada para as crianças. No repertório, entre uma surpresa e outra, ele apresenta para os pequenos uma bicharada muito inusitada, com muito bom humor, poesia e brincadeiras musicais, como o ornitorrinco com dor de garganta, a onça pintada de muitas cores, e a girafa rastafári que adora dançar reggae.Ao longo de mais de 20 anos de carreira, lançou 11 discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDS e vários projetos especiais.

Medalha Manuel Beckman

Além da medalha João do Vale, Zeca Baleiro será homenageado com a Medalha Manuel Beckman (maior honraria concedida pelo Legislativo maranhense). A indicação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

0 comentários:

Postar um comentário