terça-feira, 1 de outubro de 2019

A campanha Fé pelas Florestas foi lançada em 22 de setembro como uma contribuição à Cúpula de Ação Climática do secretário-geral da ONU deste ano, iniciando um movimento global de mobilização, educação e ativismo de organizações religiosas em torno da justiça climática.

O anúncio foi feito pela diretora executiva da ONU Meio Ambiente, Inger Andersen, e por Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Fé pelas Florestas é um apelo global às organizações religiosas ou baseadas na fé, redes e locais de culto em todo o mundo para se unirem ao movimento para acabar com a destruição das florestas tropicais do planeta. O objetivo é unir pessoas de todas as religiões para acabar com o desmatamento tropical.

Protegendo os defensores do meio ambiente


A campanha também defende os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais que estão na linha de frente da luta para deter e reverter o desmatamento ilegal. Todas as organizações religiosas e de boa fé em todo o mundo são convidadas a participar do movimento.

Já endossada por mais de 900 lideranças religiosas de 125 países e representando uma rede de mais de um bilhão de pessoas, a campanha Fé pelas Florestas tem como objetivo adicionar um impulso novo e necessário, com novos aliados, aos esforços de proteção florestal em todo o mundo.

Apenas na última década, uma área de floresta tropical do tamanho do Reino Unido, França e Alemanha combinados foi perdida. Essa destruição é prejudicial e está minando os esforços para enfrentar as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.

Campanhas de conservação ambiental da ONU Meio Ambiente


Em 2017, a ONU Meio Ambiente lançou a iniciativa Fés pela Terra, que construiu uma rede de cerca de 1.500 organizações religiosas ou baseadas na fé que concentram o poder desta em nome do serviço ao planeta.

No mesmo ano, foi instituído a Iniciativa Inter-Religiosa para Florestas Tropicais, com a missão de trazer lideranças religiosas para acabar com a destruição de nossas florestas tropicais.

O coordenador da Iniciativa Inter-Religiosa, Charles McNeil, comentou a criação da nova campanha da ONU Meio Ambiente que visa unir crença e conservação ambiental. “A campanha Fé pelas Florestas é essencial – uma declaração que precisa ser divulgada em todo o mundo e uma biblioteca de materiais educacionais desenvolvidos especificamente para lideranças e comunidades religiosas sobre desmatamento, mudança climática e os direitos dos povos indígenas”, afirmou.

Já segundo Iyad Abumoghli, coordenador principal da iniciativa Fés pela Terra da ONU Meio Ambiente, “o poder das organizações religiosas na proteção de florestas ainda é inexplorado”.

“As instituições religiosas possuem 5% de todas as florestas comerciais da terra, 22% e 28% na Suécia e na Áustria, respectivamente. As organizações religiosas podem e devem mostrar liderança na proteção das florestas como um meio de cumprir suas obrigações religiosas como defensores ambientais”, comentou Abumoghli.

Sobre a Cúpula de Ação Climática 2019

A Cúpula de Ação Climática da ONU aconteceu na cidade de Nova York em 23 de setembro de 2019 com fins de aumentar as ambições de conservação; acelerar ações em resposta à emergência climática global; e apoiar a implementação do Acordo de Mudança Climática de Paris.

A Cúpula de Ação Climática da ONU de 2019 foi organizada pelo atual secretário-geral da ONU, António Guterres.

Informação Completa: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário