segunda-feira, 28 de outubro de 2019
O Governo do Maranhão informa que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) está acompanhando as investigações coordenadas pelo IBAMA, Marinha e Petrobrás.

No Maranhão, o derramamento de óleo atingiu com vestígios esparsos as praias, durante o final do mês de setembro e começo do mês de outubro, os municípios de Santo Amaro, Araioses e Alcântara.

Enviamos equipes para realizar a coleta de amostras e realizarem as primeiras análises para identificação do material e, na época, não houve necessidade de interdição das praias, por não haver alterações na balneabilidade.

O Governo Federal orienta as instituições acerca dos procedimentos a serem adotados desde o segundo registro de manchas de óleo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) até o momento, não há registro de atendimento de pessoas intoxicadas, tão pouco de contaminação de alimentos ou mananciais atingidos.

Na capital São Luís, não foram observados vestígios na orla marítima e nem previsão de chegada de novas manchas, portanto, a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) pontua que não há registro de perdas ao setor turístico com a situação, que segue monitorada.

Informamos ainda que outras amostras foram repassadas à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para mais análises e, reiteramos que a SEMA está à disposição do grupo de trabalho para auxiliar nas operações de mobilização para conter o óleo e qualquer risco decorrente dele para a população no litoral maranhense.

Por fim, informamos que mesmo com níveis diferentes de contaminação em cada estado, as Secretarias de Turismo do Nordeste têm lançado campanhas em conjunto nas redes sociais. A campanha oficial usa a hashtag #sechegaragentelimpa que pode ser seguida no instagram.

Mais informações sobre o andamento das atividades, no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário