sexta-feira, 27 de dezembro de 2019
Crianças atendidas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos, no bairro Alemanha puderam se divertir com histórias infantis e clássicos da literatura interpretadas por contadoras da Biblioteca Municipal


O Natal é um período mágico, celebrativo e cheio de significados. Para tornar a data mais especial, a Prefeitura de São Luís levou o projeto ‘Natal com Leitura’, da Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para uma programação com leitura e contação de história com as crianças atendidas pelo Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos, no bairro Alemanha. O evento aconteceu na Brinquedoteca do Hospital da Criança e divertiu os pequenos com histórias infantis e clássicos da literatura. A ação integra a programação cultural de fim de ano montada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A diretora da biblioteca, Rita Oliveira, destacou que ao longo do ano são realizados vários projetos de incentivo à leitura, estimulando a fantasia, o prazer de ler e a escrita, procurando contribuir para formar uma sociedade leitora. “Esta parceria com a Brinquedoteca do Hospital já acontece desde a inauguração, agora iremos reativar o projeto Biblioterapia, em que viremos uma vez por mês trazer atividades lúdicas que possam motivar as crianças a lerem e se interessarem por livros. Aqui temos uma rotatividade de público grande, então conseguiremos beneficiar muita gente. Muitas delas não têm livros em casa ou os pais não são alfabetizados, por isso queremos atingir as famílias e incentivá-los a criar gosto pela leitura”, enfatizou.


Além da Brinquedoteca, a equipe da Biblioteca Municipal visitou os leitos e realizou contação para aqueles que não puderam se deslocar até o local das atividades. Para a mãe da pequena Ana Júlia, de 3 anos, Maria Raimunda este é o espaço preferido da filha enquanto realiza o tratamento no hospital. “Já estamos aqui há duas semanas e ela gosta muito, não quer mais nem ir embora. Fica ansiosa para abrir logo a Brinquedoteca e todo dia me pede para trazê-la”, disse.

A Brinquedoteca funciona gratuitamente para os usuários do Hospital, aberta todos os dias das 9h às 11h, e das 13h às 17h. A pedagoga Zuila Costa, uma das responsáveis pelo espaço, contou como o local humanizou os atendimentos. “Nós fazemos atividades como cinema, pintura e leitura, as crianças adoram e saem daquela rotina de hospital para algo mais divertido. Aquilo de tomar injeção dá lugar à brincadeiras, torna o ambiente mais leve e mais acolhedor para elas. Elas gostam tanto que as vezes já ficam esperando na porta antes do horário de abrir, querem entrar desde cedo e passar o dia brincando e se divertindo aqui”.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário